Ultima atualização 23 de janeiro

A luta contra a fraude é prioridade em 2018?

Uma cultura anti-fraude é fundamental para superar esses desafios. Esta cultura deve ser promovida pela alta administração.

FRISS, empresa europeia em software de análise de fraude, risco e conformidade para seguradoras de bens e acidentes, analisa as prioridades das seguradoras para o 2018.

As seguradoras indicam que a luta contra a fraude tem prioridade em sua organização. Em particular, os departamentos de sinistros prestam grande atenção para lutar contra a fraude. No entanto, um estudo também mostra que apenas 44% das companhias de seguros têm um orçamento específico para essa questão. Agora que a consciência está aumentando, no 2018 poderia ser o tempo de começar, de modo a não ficar atrás.

Cultura anti-fraude
Uma cultura anti-fraude é fundamental para superar esses desafios. Esta cultura deve ser promovida pela alta administração. Eles devem começar e exaltar aqueles que estão fazendo um ótimo trabalho na luta contra a fraude. Além disso, eles devem alinhar os indicadores de desempenho. Os ajustadores de sinistros geralmente são medidos de acordo com a velocidade de processamento de pedidos e satisfação do cliente. Se você também possui o indicador chave de desempenho (KPI) para descobrir a fraude, fazer   isso implica que você deve fazer perguntas adicionais durante o processo com o cliente. Isso contradiz outros KPIs. Se você alinhar, você pode conseguir muito.

Dar treinamento aos funcionários em toda a organização, por exemplo, sobre como reconhecer possíveis fraudes, também não é uma prática comum. Os departamentos de reivindicações, os de subscrição e as unidades especiais de investigação também devem ser encorajados. Quanto menor o compromisso na luta contra a fraude, mais vulneráveis ​​serão as seguradoras para que potenciais autores de fraude se tornem parte do portfólio. Um maior compromisso e mais habilidades de detecção de fraude contribuem para uma estratégia com a qual a fraude pode ser prevenida, em vez de ter que resolvê-la já dentro das carteiras de seguro. O treinamento também estimulará as comunicações cruzadas entre os departamentos, que ajudam a difundir a aprendizagem na organização.

Conformidade das regras  e manutenção das mesmas
Manter o cumprimento das regras e regulamentos em constante mudança é sempre uma prioridade para as companhias de seguros. Nenhuma organização financeira deseja cooperar conscientemente ou deliberadamente no branqueamento de capitais ou mesmo em práticas de terrorismo, o que, é claro, se aplica às companhias de seguros. Para solicitudes e reclamações de seguros, é necessário verificar se a pessoa está em listas internacionais de sanções ou na lista de pessoas expostas politicamente (PPE).

Infelizmente, novos nomes são adicionados às listas sempre que existe um ataque terrorista ou uma rede é desmantelada. As nomeações e as demissões de políticos têm influência direta na lista do PPE. Alguém que, sem esforço, passou os filtros há um ano, hoje pode fazer soar o alarme. Proteger as pessoas expostas pode resultar em multas elevadas ou mesmo provocar a retirada de autorizações. Por exemplo, consultar o próximo RGPD é útil para estar preparado. Não apenas cumprir com a legislação, mas manter esse cumprimeto.

Chegou a hora de atuar
É bem sabido que os pagamentos de sinistros fraudulentos têm um efeito negativo sobre o índice de perdas das companhias de seguros e sobre os prêmios de seguro calculados para os clientes. À medida que mais e mais seguradoras admitem que a fraude deve ser prevenida, aqueles que não tentam o suficiente para priorizar a luta contra a fraude perderão o trem. Com o início do ano novo, as seguintes boas intenções se aplicam às companhias de seguros: atribuir uma maior prioridade à fraude, aumentar a conscientização sobre fraude, alocar investimentos suficientes e, o mais importante, criar um método de toda a empresa para a luta contra a fraude. Então, quais são seus propósitos para este ano?

K.L.
Revista Apólice

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