Ultima atualização 31 de janeiro

Parceria auxilia no diagnóstico precoce do câncer bucal

O câncer bucal atinge mais de 15 mil brasileiros anualmente, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)

bucal odonto câncer

O câncer bucal atinge mais de 15 mil brasileiros anualmente, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), causando mais de 5 mil mortes. A doença está entre os dez tipos de câncer mais incidentes no Brasil e é o quinto que mais acomete os homens.

Visando contribuir para o diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura, a OdontoPrev desenvolveu uma parceria com o A.C.Camargo Cancer Center – Centro Integrado de Diagnóstico, Tratamento, Ensino e Pesquisa do câncer – que acaba de completar um ano.

O acordo entre as instituições permite que os mais de 28 mil dentistas da rede credenciada da operadora contem com a segunda opinião de especialistas do A.C. Camargo para avaliação de lesões suspeitas na cavidade bucal. O superintendente de Operações da OdontoPrev, Dr. Marcos José Silva Costa, destaca a importância da capacitação e do aprimoramento dos profissionais para o diagnóstico precoce da doença. “Este é um tema crítico, pois atualmente 80% dos casos de câncer bucal são diagnosticados tardiamente, diminuindo as chances de cura”, explica.

Diagnóstico

Ao constatar uma lesão suspeita, o dentista pode, por meio de um aplicativo inovador desenvolvido pela OdontoPrev, fotografar e enviar a imagem junto com as informações sobre as características da lesão para a empresa, que por sua vez encaminha ao A.C.Camargo para que seus especialistas deem seu parecer. A tecnologia do aplicativo, chamado Rede UNNA, permite que o dentista fotografe a cavidade bucal do paciente gerando imagens com melhor qualidade a uma distância segura da boca – e sem identificar o paciente – garantindo privacidade e biossegurança.

O cirurgião-dentista e diretor do Departamento de Estomatologia do A.C.Camargo, Fábio de Abreu Alves, destaca a importância da participação da cadeia de cirurgiões dentistas para o diagnóstico precoce do câncer de boca. “Os principais sinais detectados pelo dentista são placas esbranquiçadas, lesões avermelhadas e feridas que não cicatrizam. Consultas regulares podem ter um peso fundamental, pois a descoberta da doença em fase inicial aumenta as chances de sucesso no tratamento”, afirma.

A parceria com o A.C.Camargo conta ainda com um programa de educação continuada para que os profissionais possam contar com ferramentas de e-learning, podcasts e publicações exclusivas sobre a importância do diagnóstico precoce, características das lesões e fatores de risco, entre outros assuntos relacionados ao câncer bucal.

“Fomentar a saúde bucal em sua mais ampla concepção é uma das nossas premissas. Por isso, investimos na capacitação da nossa rede credenciada e em ações preventivas”, finaliza Dr. Marcos, da OdontoPrev.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock