Ultima atualização 18 de dezembro

Vai pegar a estrada? Confira as condições do seu veículo

As festas de fim de ano se aproximam. Antes de pegar a estrada, faça a manutenção do seu veículo e regularize a documentação e a CNH

Planejamento de viagem reduz riscos nas estradas

As festas de fim de ano se aproximam e o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) lembra os motoristas que forem pegar a estrada para fazerem a manutenção do veículo e regularizarem a documentação e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O departamento de trânsito terá expediente diferenciado nas duas últimas semanas de 2017, por isso é bom se planejar com antecedência. Em todo o Estado, as unidades do Detran.SP seguirão o calendário abaixo. Postos que funcionam junto às prefeituras ou delegacias devem seguir o expediente desses órgãos.

Detran

“Além de fazer uma revisão, conferir o estado e o funcionamento do veículo e a situação dos documentos, é imprescindível que o motorista esteja em plena condição para dirigir: descansado e com a atenção totalmente voltada para a direção. Ele deve deixar o celular de lado, não misturar bebida e direção, prestar atenção aos limites de velocidade e checar se todos os ocupantes, inclusive no banco de trás, estão com o cinto”, ressalta Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran-SP.

Abaixo, algumas dicas para você não colocar a sua vida e a dos demais em risco e seguir viagem tranquilamente.

Licenciamento

É preciso estar com o licenciamento em dia para circular com o veículo. Do contrário, ele pode ser removido a um pátio, além de gerar multa e pontos na habilitação do proprietário. Em dezembro é a vez de licenciar veículos com placa terminada em 0, que estarão impedidos de trafegar a partir de 1º de janeiro sem o novo documento. Não precisa ir à unidade do Detran-SP ou imprimir boleto, basta pagar a taxa de R$ 85,24 da emissão mais R$ 11 do envio pelos Correios nos terminais eletrônicos das agências bancárias ou no internet banking por meio do número do Renavam.

CNH

A habilitação é documento de porte obrigatório, não pode ser substituída por nenhum outro, nem mesmo boletim de ocorrência em caso de furto ou roubo, e precisa estar dentro da validade ou, no máximo, vencida há 30 dias. Se precisar da 2ª via do documento, o pedido pode ser feito pelo portal do Detran-SP ou pelo aplicativo do Detran-SP para smartphones e tablets.

Se beber, não dirija

Dirigir após ingerir bebida alcoólica coloca em risco a vida não apenas do condutor, mas de todos à sua volta. Por isso, jamais dirija após beber nem permita que pessoas próximas tenham esse tipo de conduta.

Sono e direção não combinam

O descanso antes da viagem é fundamental para que o condutor faça uma viagem tranquila e segura, principalmente em passeios de longa distância. Uma noite bem dormida aumenta a atenção do motorista durante todo o trajeto. Se estiver com sono, durma e adie a saída.

Deixe o celular de lado

O uso de telefones celulares ou de dispositivos móveis de entretenimento pode resultar em acidentes de trânsito. Uma pequena distração já é o suficiente para provocar graves ocorrências. Mesmo durante paradas temporárias, como em pedágios, a utilização do celular, seja para ligações, para o envio e leitura de mensagens e ou para acesso a sites e redes sociais é proibida.

Cinto de segurança

Deve ser utilizado por todos, motorista e passageiros, inclusive no banco de trás. Automóveis fabricados a partir de 1999 também precisam ter o acessório com três pontas para os passageiros do banco traseiro. Nos veículos mais antigos, é permitido o uso do cinto abdominal.

Pneus e estepe

É fundamental que eles estejam em boas condições de uso (nem lisos ou “carecas”) e com a calibragem adequada de acordo com as especificações do fabricante. Atenção também ao pneu de reserva, que deve ser calibrado pelo menos a cada 30 dias, quando não utilizado.

Triângulo de sinalização, macaco e chave de roda

É preciso dispor desses três itens compatíveis com o peso e a carga do veículo. Em casos de pneu furado, a distância mínima para sinalizar a via com o triângulo é de no mínimo 30 metros a partir do veículo.

Espelhos retrovisores

Tão importante quanto ser visto é ver. Por este motivo, ajuste sempre os seus retrovisores, inclusive o interno, antes de pegar a estrada e fique atento às áreas de não visibilidade do motorista – o famoso ponto-cego. Uma dica é sempre olhar mais de uma vez em cada espelho antes de fazer uma manobra ou ultrapassagem. O melhor ajuste é aquele que cobre a maior área ao redor do veículo na melhor posição para você. E nada de andar com o espelho do retrovisor danificado ou sujo.

Vidros embaçados

Quando chove, é comum fechar os vidros e a tendência é o para-brisa embaçar e piorar a visibilidade. Se isso acontecer, basta acionar o botão do desembaçador, colocar a ventilação no máximo na direção do para-brisa e acionar a passagem de ar externo. O ar quente também serve para desembaçar.

Limpador de para-brisa

As palhetas são parte dos itens de segurança e fazem a diferença na hora da chuva. Palhetas ressecadas ou danificadas acabam não limpando corretamente o vidro, podendo até piorar a visibilidade. Então, fique de olho e troque o item sempre que necessário.

Farol baixo

O uso do farol baixo durante o dia nas rodovias é obrigatório para todos os veículos. A exigência de se manter a luz baixa acesa ocorre em outras duas situações: durante a noite e nos túneis com iluminação pública, em qualquer horário. Em túneis sem iluminação deve-se usar a luz alta. Como há rodovias que cortam o perímetro urbano, o motorista também deve utilizar os faróis nesses locais.

A relação de todos os equipamentos obrigatórios pode ser consultada na resolução 14/1998 do Conselho Nacional de Trânsito, que pode ser acessada neste link.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO