Ultima atualização 11 de março

Pandemia da proteção veicular ameaça o mercado segurador brasileiro

Associações pseudocooperativas passam a operar no ramo de seguro de pessoas, oferecendo produtos similares a seguros de vida e de acidentes pessoais
Ricardo Pansera
Ricardo Pansera

Em boa hora a Susep decidiu investigar produtos similares a seguros de vida e de acidentes pessoais comercializados por associações e pseudocooperativas. Não bastasse a famigerada “proteção veicular”, surge esta novidade perigosa também no ramo de seguros de pessoas.

Faço uma comparação. De acordo com dicionários médicos, a pandemia é uma epidemia de grandes proporções que se espalha numa enorme região, quase sem controle. É uma doença infecciosa, que ataca ao mesmo tempo um grande número de pessoas e mata.

O mercado brasileiro de seguros enfrenta uma pandemia perigosa, das associações de proteção veicular, que agora tem irmãs, que resolveram operar no seguro de pessoas. A pirataria virou uma pandemia séria e periga arrasar para sempre o nosso mercado segurador. Se isto continuar, poderá ser a morte do setor.

O método correto de enfrentar uma pandemia é a vacina. Ela controla e erradica a circulação do vírus e salva vidas.

Este paralelo é fundamental para comparar a ação destruidora das associações e/ou pseudocooperativas para o consumidor e o mercado segurador legalmente estabelecido. Se nós, operadores do mercado de seguros do Brasil (leia-se corretores, seguradores, securitários), quisermos evitar um mal maior, temos o dever de pressionar os deputados federais a aprovarem o Projeto de Lei 3139/15, do deputado federal Lucas Vergílio, que criminaliza a tal “proteção veicular” que é uma pirataria promovida por associações que funcionam como uma “espécie de seguradora”.

Para a ideia da vacina progredir, é preciso nossa mobilização permanente, a pressão constante sobre os parlamentares em Brasília. Unidos, corretores, seguradores e securitários (sim, securitários que perderão seus postos de trabalho caso a pandemia se expanda) devem mandar e-mails, telefonar e exigir uma postura firme pela aprovação do PL em questão.

Sobre o autor

Ricardo Pansera, presidente do Sincor-RS

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock