Ultima atualização 06 de novembro

Companhia cria apólice para liberação de contas reserva

Solução foi criada para desbloquear recursos que estão retidos em contas reserva em garantia de financiamentos concedidos

financeiro

Num momento em que o mercado financeiro está muito restritivo e as empresas estão alavancadas e com dificuldade de captar novos recursos, a BMG Seguros, juntamente com uma das principais instituições financeiras brasileiras e os desenvolvedores de projetos de infraestrutura, desenvolveram uma solução para desbloquear recursos que estão retidos em contas reserva em garantia de financiamentos concedidos. Hoje, cerca de R$ 2 bilhões estão bloqueados junto às instituições financeiras brasileiras, capital este que poderia ser utilizado pelas companhias para irrigar os seus caixas.

A primeira operação criada envolveu uma empresa de energia e conseguiu liberar um volume de recursos da ordem de R$ 90 milhões, que foram transferidos da conta reserva para a conta de movimento da empresa.

Ocorre que, num momento de baixa liquidez, esses recursos poderiam ser utilizados pelas empresas como capital de giro. Mas como manter a garantia exigida pelas instituições financeiras e liberar o dinheiro? A solução criada foi emitir uma apólice que garanta a integralização da conta reserva no caso de necessidade de sua recomposição para o pagamento das prestações dos financiamentos obtidos.

Pioneirismo

“É a primeira apólice emitida no mercado, para substituição de conta reserva” afirma Renata Oliver, diretora da BMG Seguros. “Este mecanismo pode ajudar as empresas a sair de um processo de descapitalização”. Para o presidente da BMG Seguros, Jorge Sant’anna, o aspecto inovador desta operação deve provocar mudanças significativas no mercado. “Estamos falando de uma apólice que desbloqueia recursos que estão retidos nas instituições financeiras e que podem ser investidos na capacidade produtiva das empresas”, diz ele.

“A estrutura do negócio contou com grande capacidade de resseguro internacional e demorou 10 meses para ser concluída”, explica Renata Oliver. O ineditismo da apólice é algo que coloca o mercado brasileiro de seguros em patamar diferente de arrojo e criatividade. “A coordenação entre a Seguradora BMG, o Tomador, as instituições financeiras e a corretora, foi fator fundamental na venda do risco junto ao mercado ressegurador internacional. Os principais resseguradores participantes mostraram apetite para avaliar novas operações que devem seguir o exemplo desta”, prevê o representante da corretora envolvida na operação.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO
pt_BRPortuguês do Brasil