Ultima atualização 24 de novembro

Celular é a principal causa de acidentes ao volante

Apesar de ser multa gravíssima, o uso do celular ao volante é uma realidade a muitos, principalmente entre jovens de 18 a 21 anos

celular

Segundo pesquisa nacional realizada pela Arteris, uma das maiores companhias do setor de concessões de rodovias do Brasil, 51,9% dos motoristas admitem dirigir com celular nas mãos. O percentual é mais expressivo entre os motoristas com idade entre 18 e 21 anos da região sudeste do País. Vale lembrar que dirigir usando o celular ao volante é infração gravíssima prevista no Código de Trânsito Brasileiro e rende 7 pontos na carteira, multa de R$ 293,47, além de aumentar a probabilidade de acidentes. Entretanto, segundo a pesquisa, isso não impede a população, de forma geral, de continuar representando riscos à sociedade.

Os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo. De acoordo com estatísticas, 140 pessoas perdem a vida no trânsito a cada hora que passa, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). “O celular ao volante é parte da nossa realidade, mas praticamente todos os aplicativos podem ser programados ou iniciados antes de começar a dirigir. Infelizmente, a pesquisa indica que os motoristas brasileiros, mesmo cientes da legislação e do perigo, ignoram essa possibilidade”, afirma Elvis Granzotti, gerente de Operações da Arteris. Granzotti alerta, ainda, que nas saídas para feriados prolongados o volume de veículos é maior e, por isso, todos devem redobrar a atenção e assumir atitudes mais prudentes para a preservação de suas próprias vidas e as dos outros.

Falta prudência ao volante

A pesquisa conta com 2.686 motoristas, das cinco regiões do País, após a resposta de questões sobre as condutas no trânsito. Os números revelam as incidências no território nacional e a margem de erro é de 1,9%. O estudo contempla quatro campos de análise, são eles: o uso do cinto de segurança, direção após o consumo de bebida alcoólica, desrespeito aos limites de velocidade e uso do celular ao volante.

O único campo que apresenta melhoria em relação aos dados coletados no ano passado, na mesma avaliação do uso do celular ao volante, é o índice de velocidade. Neste ano, 59,3% dos entrevistados declaram sempre respeitar os limites estabelecidos, enquanto em 2016, o percentual foi de 51,3%. Para os demais eixos, não há variação estatística significativa.

Fonte: Portal iG

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock