Ultima atualização 24 de outubro

Tecnologia e inovação no mercado de seguros

As insurtechs têm a seu favor a mobilidade e a liberdade para criar soluções de forma independente, sem o peso e a concorrência de estruturas tradicionais
Abreu
*Por Ricardo Abreu

Assim como as fintechs para o setor financeiro, as insurtechs estão transformando o mercado e acelerando a modernização do setor de seguro de diversas maneiras, muitas pela melhoria de processos e otimização de custos, outras explorando o espaço para trabalhar a experiência do cliente como centro das iniciativas, e tantas outras com a ambição de colocar à prova o modelo tradicional de negócio.

As insurtechs têm a seu favor a mobilidade e a liberdade para pensar o novo e criar soluções de forma independente, sem o peso e a concorrência de processos e estruturas tradicionais características das grandes empresas. Porém, ao atuar na estratégia de inovação das empresas, navegamos também em um cenário de muitas oportunidades para as grandes seguradoras e startups da área.

É interessante perceber que a aproximação das insurtechs com novas formas de pensar e novos modelos de negócio trazem oportunidades reais para as seguradoras. A publicação 2016 GE Global Innovation Barometer  traz uma pesquisa de opinião de executivos seniores em  23 países e um dado muito interessante: 81% dos executivos reconhecem o crescimento da cultura de startups e entendem que essa é uma forma de estabelecer a cultura da inovação dentro das organizações.

Diante disso, as empresas são desafiadas a trazer toda a energia e a mentalidade das startups para dentro dos seus negócios. Isto significa investir para acelerar o processo de transformação das grandes seguradoras, incluindo as insurtechs, como solução em toda a jornada do negócio. Avaliar startups, testar soluções, usar a sua velocidade, o desprendimento e a capacidade intelectual certamente trarão outra dinâmica para a evolução dos negócios no setor.

Há um campo fértil para a criação de novos modelos de negócio, assim como para empreender com soluções que respondem a partes específicas do processo tradicional (automações, melhoria de processos e incremento). O momento é de se considerar tendências globais como sharing economy, crowdfunding e pay-per-use, que estão transformando a forma como as pessoas se relacionam com empresas, produtos e serviços.

A ascensão do comércio digital e a evolução das plataformas tecnológicas vão acelerar o surgimento de novos modelos de negócios focados na jornada e experiência do cliente. Assim, seguiremos com novos contextos de compra e consumo de produtos e serviços que devem impactar não somente a indústria de Seguros. E, ao mesmo tempo em que estamos prevendo oportunidades, temos que considerar as ameaças à indústria tradicional.

Por mais paradoxal que possa ser, enquanto tendência, sou levado a crer que as principais ameaças não venham majoritariamente de insurtechs ou de setores com forte regulação, mas sim, no esgotamento da forma tradicional de pensar seguros  e na transformação da forma como as pessoas se relacionam. Nessa linha cito o mercado financeiro e o crescente número de movimentações financeiras alternativas ao modelo tradicional, como exemplo disso o crescimento das criptomoedas e de soluções usando blockchain.

Hoje estamos no início do processo que Klaus Schwab descreveu no livro “A Quarta Revolução Industrial”, às portas da transformação digital, onde a tecnologia está ao alcance de tudo e de todos e há uma imensidão de oportunidades por conta disto. São novas tecnologias e conceitos como Cloud Computing, Big Data, realidade aumentada, inteligência artificial, internet das coisas, internet 5G, drones, robo advisor, aliados ao crescimento e proliferação do uso de smartphones que abrem espaços importantes em todo o ciclo de inovação, sejam como ferramentas para condução do processo e principalmente como base para compor a parte, ou a totalidade de muitas soluções inovadoras. Certamente haverá grande impacto no cliente e em toda a jornada e ecossistema de seguros.

Fontes

2016 GE Global Innovation Barometer

Klaus Schwab, autor do livro “A Quarta Revolução Industrial”
*Ricardo Abreu, Gestor Comercial na ilegra, empresa global de negócios e tecnologia

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock