Ultima atualização 28 de setembro

Seguro ambiental alia negócios e sustentabilidade

Há questões que não podem esperar a resolução de momentos de crise para serem discutidas. O seguro ambiental é uma delas

seguro ambiental

Há questões que não podem esperar a resolução de momentos de crise para serem discutidas. O meio-ambiente é uma delas. Os avanços do aquecimento global, o avanço das cidades, o aumento d a pobreza, a poluição no Planeta. Tudo contribui as catástrofes causadas por alterações climáticas, como os recentes furacões que atingiram a América do Norte e América Central e, principalmente, as consequências causadas pelo homem na natureza, como o triste caso brasileiro envolvendo a Samarco, na cidade de Mariana, Minas Gerais.

O mercado de seguros conhece de perto os impactos desses eventos. Tanto é que o produto para Riscos Ambientais tem crescido nos últimos anos no Brasil; o aumento foi de 28% entre 2015 e 2016, de acordo com a Susep. A meta para 2017 é ultrapassar a marca de R$ 60 milhões em prêmio emitidos. O primeiro semestre desse ano parece promissor: já chegou à marca de R$ 31 milhões.

Preocupações

Antes, havia a crença de que apenas as grandes indústrias deveriam se preocupar com questões como poluição. “Hoje é uma preocupação de todos os setores, inclusive o de obras”, exemplifica Ana Albuquerque, Financial Lines Manager da Willis Towers Watson Brasil. A severidade dos danos que podem ser causados varia de acordo com a atividade de casa empresa e esses danos potenciais ao meio-ambiente são imensuráveis.

Por isso, as coberturas necessárias devem ser bem estudadas antes da contratação. Entre as principais opções de proteção estão a Responsabilidade Civil dos segurados por danos pessoais,materiais e morais causados a terceiros; coberturas para custos de limpeza em locais segurados e externos – incluindo investigação, quantificação, salvamento, remoção, descarte e monitoramento da condição de poluição ambiental.

A limitação temporal não faz parte da apólice, isso quer dizer que a empresa que contrata a proteção pode contar com o produto tanto para eventos súbitos e acidentais quanto para a poluição gradual. Coberturas para descarte de resíduos do segurado e de terceiros; custos judiciais de defesa, restauração e transporte de contingentes também estão na lista.

Transporte e Sinistros

Ana acrescenta ainda que seguros que permeia essa carteira também têm se destacado. É o caso do RC Transporte Ambiental, que teve aumento de 48% nas cotações no primeiro semestre. “Ele vem ganhando destaque, pois difere do produto de Seguro de Transporte tradicional e prevê cobertura para material derramado, remoção e transporte de resíduos, além da restauração do local em caso de dano ambiental”, afirma. Lembrando que a modalidade faz parte do RC Ambiental.

Ainda existe espaço para muito aprendizado sobre o assunto, já que o crescimento é bom, mas a modalidade ainda tem uma lacuna de proteção a preencher. É no transporte que está o maior índice de sinistros, de acordo com informações da Willis, representando a maior ameaça. Em seguida, a questão são os danos à reputação. Notícias de que determinada empresa causou um grande desastre podem continuar a se perpetuar, manchando sua fama, mesmo após o problema ter sido resolvido e indenizado.

Prevenir

Portanto, qualquer que seja seu ramo de atuação, é importante consultar o corretor para que ele diga se há e qual seria os riscos ambientais na empresa, qual a apólice que deve ser fechada. Muitas mudanças de legislação deverão ocorrer em prol da causa ambiental, o corretor especializado, que acompanha essas mudanças, é peça chave para que, em caso de acidente, o seguro faça sua parte, mitigue riscos, lide com as multas e ajude a fazer com que empresas possam atuar de maneira responsável e sustentável sem correr o risco de ter seus negócios interrompidos.

Amanda Cruz
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO