Ultima atualização 12 de setembro

Check-up residencial minimiza os riscos de acidentes domésticos com idosos

Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), 75% das lesões sofridas por idosos são causadas por acidentes domésticos

idosos

Realizar um check-up residencial preventivo pode diminuir os riscos de acidentes domésticos com idosos. Retirar móveis e incluir itens de segurança são iniciativas capazes de evitar acidentes, fraturas e até salvar vidas. Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), 75% das lesões sofridas por pessoas com mais de 60 anos são causadas por acidentes domésticos. Escadas sem corrimão, mobiliário e tapetes soltos e piso escorregadio são apenas algumas das armadilhas espalhadas pela casa que podem levar a acidentes domésticos graves envolvendo a população idosa.

A fim de reduzir esse quadro negativo e transformar a casa de milhares de idosos em um ambiente mais confortável, o doutor José Sallovitz, cardiologista e coordenador médico da Allianz Global Assistance, separou dicas importantes que podem contribuir para tornar o ambiente residencial mais seguro e minimizar as chances de acidentes com idosos dentro de casa:

Elimine os tapetes

A dificuldade que os idosos podem ter durante uma caminhada, com passos mais lentos e arrastados, facilita escorregões e tropeços. Por isso, a presença de tapetes se transforma em uma emboscada. “O ideal é retirar todos os tapetes de casa, mas caso a pessoa não abra mão, ela deve optar pela versão antiderrapante”, destaca Sallovitz.

Iluminação e interruptores de fácil acesso

“Investir em uma boa iluminação em todos os cômodos da casa é uma ótima opção. Além disso, outro item que merece atenção são os interruptores”, afirma o doutor. Os interruptores devem estar acessíveis para impedir que o idoso tenha que andar no escuro até encontrá-los. Para diminuir o risco, instale mais de um interruptor, como, por exemplo, um próximo à porta e outro ao lado da cama. “Outra opção é manter do lado da cama um abajur e um telefone com números de emergência”, finaliza José.

Barras de segurança

Instalar barras laterais nos boxes dos chuveiros, escadas e nos corredores ajudam a evitar quedas. O doutor comenta: “A maioria das quedas ocorre no banheiro, por isso existe a necessidade de barras como suporte e pontos de apoio. Nesta idade, de maneira geral, as pessoas apresentam alterações no equilíbrio, e as barram ajudam nos afazeres cotidianos”.

Mudanças no banheiro

O vapor do banho, o trilho do box e o tapete de banheiro são verdadeiros vilões quando o assunto é segurança dos idosos. Um dos cômodos mais frequentados durante o dia merece atenção especial. “Quando o equilíbrio está comprometido, incluir uma cadeira de banho pode ser a melhor opção. Para que o idoso tenha uma visão clara, os móveis e as louças devem ter cores que contrastam com o piso e azulejo, como, por exemplo, se o banheiro tem paredes e chão brancos, a pia e o vaso sanitário devem ser de outra cor”.

Evite móveis em locais de passagem

Retirar os móveis que impedem a livre circulação pode facilitar a locomoção entre os cômodos. Cômodas e mesas de centro são móveis que podem provocar um acidente. “Evite também vasos em ambientes de alta circulação. Quanto mais livre estiver o caminho, menores são as chances de quedas”, alerta Sallovitz.

Cuidado com animais

Que os animais de estimação trazem benefícios ao dia a dia do idoso todos já sabem, mas é preciso tomar algumas atitudes para que essa companhia não se torne um pesadelo. Dr. José Sallovitz explica: “Evite deixar os brinquedos do pet pelo caminho. Escolher as mobílias e piso que se diferenciam da cor dos animais também é importante para evitar tropeções”.

Colchão e cama na altura certa

Na terceira idade, adaptar a altura do colchão e da cama se torna um item necessário. Aumentar ou diminuir os pés da cama, por exemplo, facilita na hora do idoso se deitar e levantar. “Se for possível, investir em colchões articuláveis com controle remoto se torna uma boa alternativa”, alerta Dr. Sallovitz.

Poltronas e cadeiras

Do mesmo modo que a cama deve estar na altura certa, cadeiras e poltronas devem seguir um padrão para evitar quedas. O doutor destaca que: “O ideal é optar por cadeiras e poltronas que tenham braços. Ter um apoio para se levantar ou sentar ajuda no equilíbrio e proporciona maior segurança”.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock