Ultima atualização 28 de setembro

Porteiro Amigo do Idoso alcança 3 mil profissionais capacitados

Criada em 2010, iniciativa do Grupo Bradesco Seguros já passou por 1,5 mil condomínios de 11 municípios da região Sudeste

idoso

O Programa Porteiro Amigo do Idoso, iniciativa do Grupo Bradesco Seguros, alcançou, em setembro, a marca de três mil profissionais de portaria capacitados a oferecer soluções e cuidados adequados às necessidades de moradores longevos. O programa está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo e já passou por 1,5 mil condomínios de 11 municípios da Região Sudeste.

Criado em 2010, a partir de uma pesquisa realizada pelo grupo segurador com moradores idosos de Copacabana, o curso tem metodologia de ensino desenvolvida pelo Senac RJ que uma vivência para que os alunos aprendam a se colocar no lugar dos idosos. Atualmente, o Brasil possui 24 milhões de pessoas acima de 60 anos, o que representa quase 13% da população, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2050, esse número chegará a 64 milhões, ou 30% da população, ou seja, de cada 10 brasileiros, três serão idosos.

Em pesquisa realizada recentemente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o Grupo apurou o impacto do programa sobre os moradores dos condomínios alcançados. Para metade dos moradores idosos ouvidos, os porteiros passaram a mostrar mais “respeito e atenção” no relacionamento com eles. Do total de moradores em geral, 78% afirmaram se sentir mais seguros sabendo que o condomínio possui profissionais preparados; 74% percebem que os porteiros estão mais cuidadosos com os idosos; e 72% passaram a ver a função de profissionais de portaria com mais importância.

“O programa faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros com ações que incentivem a conquista da longevidade com qualidade de vida, saúde e bem-estar. Em relação aos porteiros, essa iniciativa contribui também para que se tornem ainda mais amigos dos idosos e entendam o processo de envelhecimento em todos os seus aspectos”, explica Eugênio Velasques, diretor do Grupo.

O Porteiro Amigo do Idoso foi desenvolvido sob a orientação do médico e pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York (The New York Academy of Medicine) e ex-coordenador de programas de envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerado uma das maiores autoridades internacionais em gerontologia, Kalache é consultor do Grupo para questões relacionadas à longevidade.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO