Ultima atualização 25 de setembro

Palestra sobre previdência no jantar do Clube da Bolinha

O jantar do Clube da Bolinha de setembro contou com uma apresentação do confrade economista Helio Portocarrero sobre previdência

previdência

O jantar do Clube da Bolinha de setembro contou com uma apresentação do confrade economista Helio Portocarrero. O tema foi a Previdência Social e Previdência Privada. O especialista foi secretário de Previdência Complementar do Ministério da Previdência e Assistência Social e superintendente da Susep. O evento foi no dia 12 de setembro, no restaurante Aspargus, no Edifício das Seguradoras, Centro do Rio de Janeiro. A previdência social do Brasil é uma das mais generosas do mundo”, afirmou Portocarrero, acrescentando: “infelizmente, esta situação não pode persistir por uma razão demográfica, efeito da queda na taxa de fecundidade e do aumento da esperança de vida aos sessenta anos”.

Situação atual

Para ilustrar a situação que o Brasil vivencia, ele disse que “em 1950, a razão entre número de contribuintes e beneficiários da previdência era de 8 para 1. Atualmente é, aproximadamente de 2 para 1. E a projeção para 2030 é de 1,2 para 1. A taxa de reposição, relação entre o valor da remuneração na inatividade e o último salário em atividade, é de 82,5%, por exemplo, contra 28,4 no México, 37,7 no Chile e 44,8 nos Estados Unidos. No setor público chega a 94%”, explicou.

Finalizando, o executivo destacou que “estes são alguns indicadores da necessidade de uma reforma do sistema previdenciário no Brasil, que já vem sendo observado há mais de vinte anos”.

No jantar também foram comemorados os aniversários de setembro: José Américo Peon de Sá, Leonardo Lemos Waichenberg, Sérgio Frederico de M. Jordão Clark e Amilcar Feres de C. Vianna.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO