Ultima atualização 28 de setembro

Com inflação médica, companhias redesenham benefício saúde

Plano de saúde é um dos principais benefícios para atração e retenção de talentos, sendo o terceiro item de maior desejo pelo trabalhador brasileiro

plano

O reajuste médio dos planos de saúde corporativos voltou a subir em 2017, chegando a 17,91%. O número é um reflexo da inflação médica, que chegou a 18%. O índice está 14% acima da inflação geral, que de acordo com dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) está em 3,9%.

Para os planos individuais, a inflação médica 2017 foi de 13,55%, cinco pontos percentuais abaixo dos planos coletivos. Nos últimos cinco anos o acumulado da inflação médica registrou 145,43%, enquanto que a inflação geral foi de 96,7%.

Segundo Rafaella Matioli, diretora de Consultoria em Saúde e Benefícios da Aon Brasil, a previsão é que o índice de variação dos custos médicos continue a aumentar.

“Alguns fatores como os avanços tecnológicos, a judicialização, desperdícios na utilização dos planos, fraudes e o envelhecimento da população, são os principais motivos da escalada dos custos da saúde”, explica.

Os altos custos com a saúde não são um problema exclusivo do Brasil. A inflação médica é um fenômeno observado mundialmente. Porém, a média do índice brasileiro é superior a todas as outras regiões do mundo. Em 2017, a inflação médica foi de 17,91% no Brasil, 14,3% no Oriente Médio e na África, 14,2% na América Latina e no Caribe, 8,9% na Ásia, 6,3% na América do Norte e 5,7% na Europa.

O número de portadores de doenças crônicas é outro fator que impacta os custos da saúde. A gestão desses pacientes nos planos é uma preocupação das operadoras de saúde e das empresas.

“Os custos crescentes e o aumento da prevalência de doenças crônicas são um fenômeno mundial e, se essa tendência se mantiver, independentemente do sistema de saúde, as empresas sofrerão custos corporativos adicionais e perda da competitividade da força de trabalho. Precisamos, com urgência, desenvolver um modelo assistencial que priorize a saúde e não a doença”, alerta Rafaella.

Para a executiva, a diminuição do índice de inflação médica depende também da conscientização de todos os beneficiários do sistema de saúde suplementar sobre a sua parte na manutenção dos custos.

“É importante mostrar para o beneficiário como os seus hábitos podem impactar diretamente no plano de saúde, pois um fator importante que eleva a inflação médica é o desperdício” comenta.

Gestão da saúde

Para realizarem uma gestão melhor dos planos de saúde e evitarem o crescimento dos custos médicos, as empresas precisam desenvolver ações estratégicas.

“Bienalmente a Aon realiza uma Pesquisa de Benefícios, que tem como objetivo identificar e analisar mais de trinta benefícios concedidos pelas empresas. A última edição, lançada em maio deste ano, revelou que no último ano 70% das companhias redesenharam o benefício saúde. Além disso, 40% consideram importante rever todos os anos as características da assistência médica”, explica Rafaella.

O estudo também mostrou que o plano de saúde é um dos principais benefícios para atração e retenção de talentos, sendo o terceiro item de maior desejo pelo trabalhador brasileiro. Por isso, a assistência médica é o benefício com maior prevalência nas empresas: 100% das companhias pesquisadas oferecem seguro saúde aos colaboradores e, na mesma proporção, aceitam os cônjuges e estendem o benefício aos filhos.

Depois do salário, o plano de saúde representa o maior gasto que as empresas têm com funcionário. “Considerando a escalada dos custos da saúde, esse gasto vem aumentado ano após ano. O levantamento da Aon apontou que para 36% das empresas a assistência médica representa de 5% a 10% da folha de pagamento”, complementa a executiva.

A pesquisa contou com a participação de 536 empresas, totalizando 2,1 milhões de funcionários. A maior parte da amostragem (65,9%) representa empresas brasileiras. Mas também foram ouvidas multinacionais dos Estados Unidos (12,9%), França (4,2%), Alemanha (2,8%), Japão (1,9%) e outros países (12,3%).

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO