Ultima atualização 22 de agosto

Veja quais empresas participarão da ABGR

Evento acontece em São Paulo e reunirá especialistas e autoridades que discutirão os aspectos do gerenciamento de risco

ABGR

ATUALIZADO EM 22/08/2017, ÀS 14h38 – São Paulo receberá o Seminário Internacional de Gerência de Riscos e Seguros da Associação Brasileira de Gestão de Riscos (ABGR), que reunirá especialistas e autoridades para discutir os aspectos do gerenciamento de risco na atualidade.

Confira quais empresas marcarão presença no evento, que acontecerá entre os dias 22 e 23 de agosto.

Grupo BB e Mapfre

Luis Gutiérrez, presidente do Grupo BB e Mapfre nas áreas de Auto, Seguros Gerais e Affinities, participará do painel “O Papel Social do Seguro”. Também participa do evento Wady Cury, diretor geral de Habitacional e Rural da seguradora, no painel sobre “Seguro Agro” em 22/08.

Além deles, compartilha a experiência internacional do Grupo com o mercado brasileiro de seguros o executivo Bosco Francoy, diretor e COO (Chief Operating Officer da MAPFRE Global Risks), unidade de negócio do Grupo MAPFRE dirigida às grandes empresas e com expertise no desenho de programas mundiais. O executivo participará do painel “Caso prático – vantagens obtidas a partir do estabelecimento de programas de seguros”.

Um stand aguarda os congressistas e convidados da MAPFRE Seguros. Além de sorteio de prêmios, os visitantes poderão consultar o time de especialistas da companhia para tirar dúvidas e trocar ideias.

Willis Towers Watson

A Willis Towers Watson é expositora do Seminário da ABGR desde a sua primeira edição, contribuindo com seus especialistas, abordando as principais tendências do mercado segurador, suas implicações, desafios e oportunidades. Durante o evento os executivos da companhia estarão presentes no estande para receber os clientes e parceiros.

“Para nós, participar de um evento da magnitude do Seminário da ABGR é de extrema importância. Além de encontramos com nossos clientes e mercado, e de expormos nosso comprometimento com o gerenciamento de riscos, o seminário contribui para disseminar a cultura de seguros e riscos no Brasil e para conhecer o que o mercado tem feito de mais inovador no segmento”, explica José Otávio Sampaio, Head da empresa no Brasil.

Confira os painéis que contarão com a participação dos executivos da companhia:

  • Painel 07, dia 22/08 às 14h: Programas de Mundiais: Caso prático – vantagens obtidas a partir do estabelecimento de programas de seguros. Participação de Eduardo Figueiredo – Head of Corporate Risk and Broking (Retail) na Willis Towers Watson;
  • Painel 08, dia 22/08 às 14h: Métodos Adequados de Soluções de Conflitos: É fato que as decisões judiciais levam um tempo muito maior do que o desejado e quando se trata de assuntos específicos, como seguro, as decisões nem sempre são as mais acertadas. O que esperar dos métodos alternativos de solução de conflitos, como a arbitragem? – Participação de Fábio di Matteo – Head of Finex and Aviation Claims na Willis Towers Watson;
  • Painel 23, dia 23/08 às 16h: Gerência de Riscos e o Seguro Ambiental: (Risk Management & Environmental Insurance): Os desafios dos gerentes de riscos e a devida aplicação do seguro para as necessidades da companhia. Participação de Ana Albuquerque – Gerente de Linhas Financeiras na Willis Towers Watson.

Axa Brasil

A empresa terá estande no evento, com a participação de seus executivos comerciais e das áreas de Riscos de Engenharia, Garantia, Transportes, Aviação e, ainda, da Axa Matrix – braço da companhia dedicado à análise de riscos para os seguros da Axa e também para empresas.

“Temos forte expertise local e global em seguros de grandes riscos e nossa participação na ABGR busca consolidar nossas relações com o mercado e reforçar o nosso compromisso em oferecer soluções de grandes riscos para os clientes corporativos. Temos trabalhado bem as oportunidades e estamos preparados para a retomada do volume de grandes obras no País ”, destaca Octávio Bromatti, vice-presidente Comercial da companhiano Brasil.

Garantia

No dia da abertura do seminário (22), o superintendente de Garantia, Rogério Gonçalves, participa do painel Seguro Garantia: As soluções e os desafios deste produto que pode ser o grande aliado dos Gerentes de Riscos. Um dos objetivos do painel é detalhar o conceito do produto seguro garantia e como ele pode contribuir para a gestão de riscos nas companhias.

Segundo Rogério Gonçalves, o seguro garantia judicial – uma das modalidades do produto – vem sendo um dos carros-chefes da área na seguradora. O seguro garante o pagamento de indenização em processos judiciais (tributário, cível e trabalhista), substituindo a caução em dinheiro, penhora de bens ou fiança bancária. “Estamos crescendo rapidamente na oferta deste produto, cada vez mais procurado pelo setor privado. Isso é fruto do amadurecimento do mercado brasileiro que está explorando o seguro garantia para além das garantias de contratos para grandes obras”, avalia Gonçalves.

A área de Garantia da Axa começou a operar no Brasil no segundo semestre de 2016. Durante os seis meses do ano passado, gerou R$ 26 milhões em prêmios. Até julho deste ano, o segmento de Garantia alcançou R$ 31 milhões em prêmios.

JLT

No dia 23, o VP da JLT Resseguros, Rodrigo Protasio, participará de um debate sobre Gerência de Riscos e Finanças. No mesmo dia, a especialista em riscos cibernéticos da JLT, Marta Helena Schuh, falará no painel Gerência de Riscos e TI sobre a consultoria no mapeamento de riscos e no plano de mitigação das empresas.

O tema segurança digital deve ser um dos destaques, em função das invasões que aconteceram no 2º trimestre deste ano e de dados que mostram, por exemplo, que 74% das empresas não estão preparadas para o risco. “O risco cibernético é um problema que deve ser tratado por toda a empresa, não apenas por TI, diante do impacto de uma intrusão na operação. Temos demonstrado aos clientes que o seguro não é um substituto para a segurança, mas uma forma estratégica de assumir o risco e suas consequências”, explica Marta.

Além da participação nos painéis, a JLT estará com um estande onde o visitante vai viver a experiência de um ataque virtual e poderá participar de um estudo sobre a exposição das empresas brasileiras ao risco cibernético.

MDS Brasil

Além da participação com um estande institucional, a corretora levará executivos para compartilhar suas experiências no setor. Leandro Freitas, gerente de Riscos Financeiros, participará do painel “Seguro Garantia: as soluções e os desafios deste produto que pode ser o grande aliado dos gerentes de riscos”. Em sua palestra no dia 22, o executivo trará o conhecimento acumulado em mais de 15 anos de atuação na área de seguros para apresentar as soluções e desafios do seguro garantia.

Ainda no mesmo dia, o diretor de Benefícios Corporativos da corretora, Gustavo Quintão, ministrará palestra sobre a relevância da gerência de riscos na gestão de saúde, abordando a importância da visão integrada de gestão de riscos em RH com o controle deste importante benefício trabalhista.

Além disso, a Herco, consultoria de risco e parceira global da MDS, também marca presença nos painéis de gestão integrada de riscos para as organizações, gerência de riscos em logística e gerência de riscos e seus novos limites: bancos e seguradoras.

Swiss Re

Luciano Calheiros, CEO da Swiss Re Corporate Solutions, será um dos debatedores do Seminário. No dia 23 de agosto, o executivo participará do painel Gerências de Riscos e Compliance que irá debater formatos para a criação de programas eficientes para companhias de médio e grande porte.

De acordo com Calheiros, rígidas políticas de compliance ajudam as empresas a adequarem suas estratégias de negócios. “Identificar riscos e implementar processos de controle contribui, diretamente, na gestão de processos e de custos das empresas”, afirma.

Aon

A Aon estará presente no evento apresentando aos seus clientes, parceiros e colaboradores as suas soluções para os negócios e mostrando os resultados dos seus projetos sociais. “Talvez a parte mais inspiradora da nossa história seja o impacto das nossas ações para muito além de um único cliente. Na essência, criamos impacto social todos os dias”, diz Marcelo Munerato de Almeida, presidente da Aon Brasil.

“Nosso trabalho permite que organizações assumam riscos para gerar crescimento econômico e ajudar milhões de pessoas, milhares de empresas e dezenas de países todos os anos a melhorar e prosperar em face à adversidade”, comenta Munerato. “Na intersecção de riscos e pessoas, temos também a capacidade de tocar vidas individuais, por vezes abordando questões sociais mais amplas de nosso tempo”, completa.

Por isso, o estande da empresa na feira foi chamado Espaço do Bem. Lá, a companhia vai apresentar os projetos sociais que desenvolve por meio do Instituto Aon, uma associação sem fins lucrativos que busca contribuir socialmente, mobilizando empresas e pessoas a desenvolver e zelar por valores sustentáveis.

Uma das iniciativas do Instituto, o programa Jovem Seguro, busca capacitar jovens em situação de alta vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. O projeto é realizado fora do horário escolar, tem duração de 300 horas e conta com disciplinas como português e matemática, além de um módulo de formação básica na área de seguros.

A empresa também promove uma ação de voluntariado envolvendo os seus mais de 2 mil colaboradores além de familiares e amigos. “Nós existimos para potencializar possibilidades econômicas e humanas”, diz Munerato. “Nossos colaboradores fazem a diferença.”

Além de apresentar para o público os seus projetos sociais, a companhia também vai falar sobre gerenciamento de riscos durante o evento. No dia 22 de agosto, o gerente de Produtos Financeiros da Aon, Maurício Bandeira, especialista no seguro de responsabilidade civil para gestores (D&O) participa de um painel com o tema “Como enxergar oportunidades para a colocação do seguro mais demandado pelas organizações”.

AIG

A AIG reunirá no encontro seu time de especialistas para discutir com o mercado os temas mais sensíveis na atualidade, como riscos cibernéticos, D&O e seguro ambiental.

No dia 22, Flavio Sá, gerente de Linhas Financeiras, participará do painel D&O: Caso Prático, e falará sobre as coberturas e vantagens do seguro. “Nos últimos anos, com o cenário econômico mais instável e o aumento de litígios, as empresas têm enxergado o D&O como um produto de extrema importância”, comenta.

No dia seguinte (23), o executivo também contribuirá no painel Gerência de Riscos e TI. Desta vez, ele comentará como os ataques cibernéticos que vêm se tornando constantes no mundo inteiro e qual o papel das empresas e profissionais na proteção de seus dados. “A AIG tem auxiliado corretores e clientes na implementação de um plano de transferência de riscos por meio da utilização do seguro e de serviços relacionados à proteção de dados”, ressalta.

Neste mesmo dia, Nathália Gallinari, gerente de seguro ambiental, estará no painel Gerência de Riscos e o Seguro Ambiental para discutir os desafios dos gerentes de riscos e a devida aplicação do seguro para as necessidades da organização. “Até alguns anos atrás, as empresas contratavam basicamente a apólice de Responsabilidade Civil Geral, com cláusula de poluição súbita, que apresenta certas limitações com relação aos diversos riscos ambientais existentes. Hoje, em função dos grandes sinistros ocorridos no Brasil, a demanda por apólices específicas tem evoluído bastante”, explica ela.

Para o estande no evento, a companhia se inspirou nos tradicionais pubs neozelandeses e nos All Blacks, o time tricampeão mundial de rúgbi da Nova Zelândia patrocinado pela AIG. Este ano, a novidade adicional ficará por conta da banda de pop rock GrooveStorm, atração convidada para descontrair a primeira noite do evento (22).

Tokio Marine

A companhia vai apresentar as inovações que está implementando para aprimorar a oferta de produtos e serviços no segmento, especialmente as relacionadas a gerenciamento de riscos. Executivos das áreas Técnicas e Comercial representação a seguradora no evento.

“O seminário da ABGR é sempre uma grande oportunidade para demonstrarmos nossa solidez e expertise internacional, além do amplo leque de soluções que oferecemos para o mercado de seguros corporativos. Este ano, dobramos o tamanho do nosso estande e vamos mostrar o quanto estamos preparados para atender as novas demandas que surgem com o desenvolvimento de tecnologias”, afirma o diretor executivo de Produtos Pessoa Jurídica, Felipe Smith.

Os participantes que visitarem o espaço da Tokio Marine poderão conhecer iniciativas como o Alert Driving, um treinamento online para motoristas de caminhões. A ideia é contribuir para a redução de perdas causadas por acidentes por meio de uma simulação de possíveis riscos em uma estrada. “Esta é uma das novidades que estamos implementando em gerenciamento de riscos e apresentaremos em primeira mão no evento”, conta Smith.

Allianz Seguros

Joaquim Francisco, superintendente de Agronegócios da Allianz Seguros, será um dos palestrantes do evento e abordará o modelo “Estruturação de Operações Agrícolas”, que utiliza dados personalizados para identificar coberturas de seguros apropriadas e mitigar perdas. Por meio dele, é possível gerenciar riscos agrícolas por regiões e produtores. A seguradora ainda será expositora e contará com stand no local para receber seus parceiros de negócios.

Travelers Seguros

Pela segunda vez, a Travelers Seguros participará do Seminário, ressaltando seu foco de especialização no tema.

“Estamos trabalhando para reforçar o valor que o gerenciamento de riscos adequado pode oferecer às empresas no Brasil”, diz Leonardo Semenovitch, diretor-presidente da empresa no Brasil.

A companhia participará do seminário como expositora, em um estande que será marcado pelo símbolo de sua marca, o guarda-chuva. A seguradora apresentará suas linhas de negócios e soluções, especialmente para os setores de energias renováveis e infraestrutura áreas nas quais atua com forte conhecimento técnico.

Sompo Seguros

A Sompo Seguros também marcará presença no evento com um stand para receber corretores, gestores de riscos e demais representantes do segmento corporativo participantes do evento.

Na ocasião Adailton de Oliveira Dias, diretor executivo de Transportes e Sinistros; e Eduardo Garcia, diretor comercial Corporativo, além dos executivos da equipe comercial corporativa da companhia, apresentarão aos visitantes as soluções na área de gerenciamento de riscos.

“Esta é a uma das mais relevantes ocasiões em que corretores do segmento corporativo e players da área de gerenciamento de riscos se reúnem para trocar experiências e se atualizar sobre as novidades do mercado. A Sompo vem inovando em soluções de gerenciamento de riscos, o que, inclusive, propiciou o crescimento em diversos ramos. Estaremos na ocasião prontos para apresentar aos visitantes nossas soluções e planos que podem contribuir com o desenvolvimento de seus negócios”, declara Dias.

Zurich

Outra seguradora que deixará sua marca no Seminário é a Zurich. A empresa contará com um espaço no evento para receber seus parceiros de negócios e apresentar o portfólio de soluções que disponibilizam para o mercado, com destaque para o Zurich Proteção Digital, seguro que garante proteção financeira às empresas em caso de ataques cibernéticos.

“É uma ótima oportunidade para estarmos em contato com os gestores de seguros, importantes parceiros de negócios, atualizar conceitos e aprimorar técnicas de gerência de riscos em nível internacional”, pontua Glaucia Smithson, diretora de seguros Empresariais, Vida Corporativa, Previdência e Zurich Re no Brasil.

Pedro Mattosinho, profissional com 16 anos de experiência no mercado segurador, especialista em surety e trade credit, líder de seguro garantia da Zurich no Brasil, é um dos integrantes do primeiro painel do evento, dia 22 de agosto, às 8h30. Com mediação de Marcia Ribeiro, diretora da ABGR Regional Rio de Janeiro, vai tratar das soluções e desafios do seguro garantia, produto que pode ser um grande aliado dos gerentes de risco.

Marsh Brasil

A Marsh Brasil também participa do encontro. O líder para Consultoria em Riscos da Marsh na América Latina, Roberto Zegarra, será destaque no dia 22, às 16, com a palestra “BCP – Business Continuity Plan: Como estar preparado para retomar a operação da empresa após o primeiro sinistro?”.

Outros dois executivos estarão entre os principais palestrantes da quarta-feira, dia 23. Sérgio Caron, Líder da Prática de Transportes, compartilhará sua visão global da cadeia logística no painel 13, que inicia às 8h30 e tem como tema “Gerência de Riscos em Logística: Tudo que pode dar errado (e dá) na logística do Brasil de hoje: sinistralidade (roubo e acidente), carência em infraestrutura logística e armazenagem”.

No mesmo horário, Juliana Casiradzi, Gerente Técnica de Produtos Financeiros, ministrará palestra no painel 14 com o tema “D&O – e a nova circular: o que muda para o seguro?”.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock