Ultima atualização 30 de agosto

Sinog e ANS assinam Termo de Compromisso

Empresas de plano dental de pequeno porte poderão realizar atendimento eletrônico fora do horário comercial e aos finais de semana e feriados

sinog

O Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog) e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) assinaram, em 8 de agosto, o Termo de Compromisso nº 23/2017, publicado no Diário Oficial do dia 15 do mesmo mês, que autoriza as operadoras exclusivamente odontológicas filiadas ao Sinog com até 500 mil beneficiários a disponibilizar atendimento telefônico eletrônico (URA) nas 24 horas nos sete dias da semana para os casos de Urgência e Emergência, sendo que o atendimento poderá ser realizado de forma exclusivamente eletrônica quando prestado fora do horário comercial e aos finais de semana e feriados. No horário comercial continua necessário o atendimento telefônico por atendentes devidamente treinados.

Esta vitória é fruto de negociação com o órgão regulador, por meio da acessibilidade com a Diretoria de Fiscalização (DIFIS), que entendeu que o mercado das operadoras exclusivamente odontológicas possui peculiaridades, sendo composto, em sua maioria, por operadoras de pequeno e médico porte, com recursos financeiros mais escassos. Soma-se a isso o fato de que as operadoras exclusivamente odontológicas possuem um percentual muito reduzido de demandas registradas na ANS, 1,6% do total.

O mercado conta com 259 operadoras com beneficiários que comercializam planos exclusivamente odontológicos na modalidade de odontologia de grupo. Deste total, 96,9 possuem até 500 mil beneficiários.

“Entendemos que as pequenas e médias empresas precisariam de um investimento extremamente elevado para dar conta da obrigação imposta pela Resolução Normativa 395/2016. Por esta razão levamos à ANS nossas considerações sobre esta obrigatoriedade não ser necessária a estas operadoras, já que inviabilizaria o negócio para muitas delas e prejudicaria o acesso à promoção da saúde bucal e prevenção de doenças de uma parcela significativa da população, nas várias regiões do país”, explica o presidente do Sindicto, Geraldo Almeida Lima.

As operadoras odontológicas não filiadas continuam obrigadas a disponibilizar atendentes treinados para atendimento telefônico nas 24 horas nos sete dias da semana para os casos de Urgência e Emergência que, em caso de descumprimento, estarão sujeitas a multa de R$ 30 mil.

O Sinog deverá ainda informar à ANS, quando da saída de filiados de seu quadro associativo, comunicando a operadora da perda do benefício do respectivo Termo. Da mesma forma, aos novos filiados que venham a fazer parte do Sindicato, o nome da operadora será incluído como compromissária do Termo e passará a ter o mesmo benefício.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO