Ultima atualização 07 de agosto

Plano odontológico: bom para a empresa e para o colaborador

Benefício recompensa o esforço e a dedicação do colaborador e também contribui para a qualidade de vida dos funcionários

odontológico

Quando se fala em mercado de trabalho, não é apenas o salário que surge como aspecto decisório para a manutenção ou troca do emprego. Além do rendimento mensal, outro ponto que é extremamente valorizado pelos colaboradores consiste nos benefícios corporativos. Diante de tal contexto, o plano odontológico aparece como importante ativo para as organizações.

Segundo Júlio Cesar Felipe, CEO da Caixa Seguradora Odonto, além de contribuir na retenção de talentos, o benefício reduz o absenteísmo e colabora com a melhoria do bem-estar dos funcionários e familiares. “As empresas passaram a sentir a necessidade de implantar os planos odontológicos com mais afinco nos pacotes de benefícios. E estão percebendo o produto não só como um benefício relacionado à aparência, mas também para a saúde e produtividade dos colaboradores”, afirma.

De acordo com o executivo, nos últimos anos, houve um aumento na conscientização da população brasileira quanto à importância dos tratamentos dentários.

“Porém, nunca é demais reforçar a importância das consultas periódicas com um dentista, lembrando que falhas comuns nos hábitos de higiene e cuidado com a saúde bucal podem levar a complicações desagradáveis nos dentes e nas gengivas, além da possibilidade de migração das infecções e bactérias da região da boca para outras regiões do corpo.”, recomenda Felipe.

Portanto, sob essa ótica, observa-se que o benefício não apenas recompensa o esforço e a dedicação do colaborador, mas também contribui para a sua qualidade de vida. “Isso impacta positivamente o clima organizacional, já que tanto a empresa quanto o funcionário acabam sendo beneficiados”, pontua o executivo.

Crescimento de beneficiários

Ao contrário do que ocorre com os planos de saúde, o número de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos segue crescendo. Entre outubro de 2016 a março de 2017, foram firmados 970 mil novos vínculos de planos odontológicos no Brasil – o que representa uma alta de 4,5%, segundo levantamento do Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog), com base em dados da Agência Nacional de Saúde (ANS).

“O fato de o número de beneficiários crescer mesmo diante de um cenário de redução de empregos, de renda e de crédito, demonstra que a receptividade do plano odontológico é positiva e de que a população brasileira vem priorizando este segmento”, destaca Felipe.

Custo

Outro ponto a ser destacado é que, na comparação com o plano de saúde, o produto apresenta ótimo custo-benefício. Por exemplo, na opção PME (Pequenas e Médias Empresas) para companhias de duas a 199 vidas, o valor para o funcionário fica a partir de R$ 18,97. São quatro planos odontológicos disponíveis: Sigma (Rol mínimo da ANS), Beta (Sigma + 13 procedimentos), Alfa (Beta + documentação ortodôntica) e Delta (Alfa + próteses).

Todos os planos possuem cobertura nacional, possibilitando assim um atendimento de qualidade onde o cliente estiver. Além disso, não possui carência para todos os procedimentos, exceto contratos com até 29 vidas que terão carência de 180 dias para procedimentos da Especialidade Prótese do Rol ANS.

Facilidades

Algumas empresas disponibilizam aplicativo gratuito com diversas funcionalidades, como a visualização da carteirinha, desconto em farmácias para aquisição de medicamentos, busca da rede credenciada por geolocalização, pedido e acompanhamento de reembolso.

L.S.
Revista Apólice

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