Ultima atualização 13 de julho

Seguradora completa 58 anos de investimentos no Brasil

Na carteira de automóvel, seguradora já cresceu 28% em 2017. Planos para o futuro estreitam a parceria com corretores e assessorias

Foto 6

APÓLICE: Qual é o maior destaque da Tokio Marine nestes 58 anos, se você pudesse resumir em uma história?

 

José Adalberto Ferrara: O mais importante é reiterar o compromisso da companhia em investir na operação brasileira em longo prazo, o que é uma característica da cultura japonesa. Quando ela decidiu investir no País, nestes 58 anos passamos por  muitas mudanças econômicas e de Governo e a companhia continua firme em seu propósito de gerar empregos e contribuir para a sociedade brasileira. Os valores da companhia de transparência e ética no trato com os clientes, corretores e assessorias são tradições da cultura japonesa que aplicamos em nossa operação.

 

 

APÓLICE: A campanha publicitária da companhia que está no ar enfatiza a simplicidade.  Este é também o mote de conduta da empresa?

José Adalberto Ferrara: A campanha “Eu resolvo” traduz o que é a transparência e simplicidade em oferecer soluções e qualidade de entrega de produtos. A Tokio é uma companhia que tem em seu DNA o compromisso da qualidade de entrega com inovação, buscando sempre crescimento com rentabilidade, apoiando os corretores e assessorias para terem sucesso na distribuição dos produtos.

 

Koichiro Shinomata, presidente fundador da Tokio Marine de 1959 a 1996
Koichiro Shinomata, presidente fundador da Tokio Marine de 1959 a 1996

APÓLICE: Como é a colaboração com os corretores e assessorias?

José Adalberto Ferrara: Corretores e assessorias são nosso principal canal de distribuição. Este relacionamento é a base de sustentação da companhia e é muito próximo. É através deles que ouvimos sugestões de melhorias de produtos e serviços e de processos de vendas. Elas são discutidas e  implementadas internamente.  Os corretores são fundamentais para que o consumidor entenda o produto de seguro, que é difícil. Além disso, os colaboradores também são fundamentais neste processo.

 

APÓLICE: Como serão as comemorações destes 58 anos da empresa?

José Adalberto Ferrara: Hoje também termina a semana bem-estar, para mostrar aos 1700 colaboradores todos os benefícios que a companhia oferece. Coincidentemente, vamos celebrar, no Teatro Gazeta, em São Paulo, com os funcionários da matriz e das sucursais de São Paulo, com um show do comediante Wellington Muniz, do Pânico na TV.

 

APÓLICE: Como está sendo este ano para a seguradora?

José Adalberto Ferrara: Este foi o melhor semestre desde a fundação da seguradora. Ultrapassamos a marca de R$ 400 milhões/mês em prêmios, crescendo 14% de janeiro a junho (comparado com o mesmo período de 2016), com Índice Combinado inferior a 100%. Isso ajuda a redução do resultado financeiro, com um excelente resultado industrial. Se fechássemos o ano agora, teríamos R$ 4,4 bilhões em prêmios emitidos nos últimos 12 meses.

 

APÓLICE: Quais são as expectativas da empresa para o futuro?

José Adalberto Ferrara: No planejamento do próximo triênio (2018-2020), estimamos que mercado para empresas de multiprodutos deve continuar crescendo. O índice até maio deste ano, segundo a Susep, é de 5,3% (mercado de seguros sem VGBL, Previdência Privada e Saúde). Nós crescemos, de janeiro a junho de 2017,14% em relação a igual período do ano anterior. Acreditamos que estamos em um cenário de recuperação econômica.

 

APÓLICE: Que carteira pode substituir as perdas com o seguro de automóvel?

José Adalberto Ferrara:  Em 2016, a carteira de automóvel do mercado caiu 2,5% e a da Tokio marine cresceu 7,5%. Para a Tokio, houve crescimento de 26% na carteira de automóvel de janeiro a maio de 2017, comparado com mesmo período de 2016, chegando a 28% quando incluímos o mês de junho. A carteira de automóvel, no geral, de janeiro a maio de 2017, cresceu 5,5%, segundo Susep, comparado com igual período de 2016.

Esse crescimento é atribuído à qualidade dos produtos e à oferta de quatro produtos em apenas uma cotação. Com uma informação sobre o bem e o segurado, nós oferecemos quatro opções de preços: auto, auto clássico, auto roubo+rastreador (até 50% mais barato) e auto-popular, que está expandindo as praças de atuação, partindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza, e ampliamos para Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte. O dado positivo deste produto é que 60% dos segurados que o adquiriram estavam fora do mercado, são segurados novos.

APÓLICE: Qual é o cenário para os próximos anos da Tokio Marine?

José Adalberto Ferrara: Continuaremos trabalhando próximo aos corretores e assessorias e apoiando o desenvolvendo de novos produtos e novos canais de distribuição, que podem usar a tecnologia. A Tokio investe anualmente R$ 100 milhões em tecnologia, desenvolvendo novos canais para corretores.

Estamos atentos aos novos produtos, como riscos cibernéticos, que podem criar uma dinâmica forte no próximo triênio. Isso já é uma realidade lá fora. Empresários e empresas têm que preservar os dados dos clientes. Estamos atentos também à inovação.

Aperfeiçoamos o Tokio Marine no Varejo, uma plataforma de produtos de microsseguros com o corretor participando da distribuição, onde ele entende que haja potencial, para empresas de pequeno e médio porte. É uma oportunidade para o corretor e fonte de receita para o dono da rede varejista, desenvolvida para que corretor entre em mercado onde mais de 120 milhões pessoas aderiram ao consumo. São produtos que já são comercializados em grandes redes, como garantia estendida, roubo e furto de equipamentos, residencial básico com assistência 24h e acidentes pessoais com assistência funeral. São produtos bem aceitos pela sociedade  e que podem ser operados por qualquer um dos 25 mil corretores espalhados pelo Brasil.

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock