Ultima atualização 21 de julho

Proposta dá a fundos de pensão mesmo tratamento de fundo VGBL

Proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada por três comissões na Câmara dos Deputados

vgbl

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5395/16, dos deputados do PSD Goulart (SP) e Rogério Rosso (DF), que dá aos fundos de pensão o mesmo tratamento tributário garantido à modalidade VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) dos planos de previdência privada.

Atualmente, o VGBL – que funciona como um seguro de vida – não permite abater do imposto de renda os aportes feitos pelo contratante. Em compensação, na hora do resgate, o imposto de renda incidirá apenas sobre os rendimentos do plano e não sobre o total acumulado.

Esses contratos são oferecidos como alternativa aos fundos de pensão, pois permitem o pagamento de renda e resgates programados, além do pagamento de indenização por falecimento.

Segundo os deputados do PSD, a incidência do imposto de renda exclusivamente sobre os rendimentos no VGBL acarreta desinteresse em aderir à previdência complementar. “Tal cenário acarreta indiscutíveis prejuízos à formação da poupança previdenciária e à poupança de longo prazo no País”, diz o texto da justificativa do projeto, assinado por Goulart e Rosso.

Para os deputados, a mudança promoverá estímulo à adoção de planos essencialmente previdenciários.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara Notícias

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO