Ultima atualização 26 de julho

Câmara analisa plano de Redução de Mortes no Trânsito

Aprovado na Casa em 2016, projeto foi encaminhado ao Senado, mas foi alterado e retornou para a Câmara para análise das mudanças

trânsito

O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) voltou a ser analisado pela Câmara dos Deputados. O projeto, aprovado na Casa em 2016 (PL 8272/14), foi encaminhado ao Senado, mas foi alterado e retornou para a Comissão de Viação e Transportes da Câmara para análise das mudanças.

Os senadores intensificaram as medidas para que o principal objetivo da proposta seja cumprido: a redução pela metade do número de mortes no trânsito nos próximos dez anos. De acordo com uma emenda do Senado, por exemplo, os estados serão punidos caso não consigam cumprir a meta mínima de redução dos acidentes.

O deputado Paulo Foletto, do PSB do Espírito Santo, autor do projeto juntamente com o ex-deputado Beto Albuquerque, afirmou ser favorável às emendas do Senado.

“Nós não vemos nenhum empecilho, já que é de interesse geral, ele foi amplamente discutido e elogiado pelo conjunto de deputados e senadores, já que é um projeto de extrema importância para convergência das políticas de diminuição dos acidentes no trânsito, com a imposição de multas mais severas, e que juntas às ações de prevenção, a gente consiga atingir o objetivo final que é reduzir à metade a quantidade de acidentes de trânsito na década”.

A redução das mortes no Trânsito é discutida mundialmente. A ONU criou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, vigente até 2020, na qual os países se comprometem a prevenir os acidentes que, segundo a Organização, chegam a matar mais de um milhão (1,3 milhão) de pessoas por ano.

Segundo o deputado Paulo Folleto, o Pnatrans estabelece metas anuais para que os estados atinjam o objetivo final de redução das mortes no trânsito.

“Além de causarem vítimas fatais, são responsáveis às vezes por 70 ou 80% dos leitos hospitalares dos nossos hospitais públicos, de acidentes de veículos e motos. É um custo alto para a nação, não só no período em que a pessoa está internada, o custo médico, da hotelaria hospitalar, mas a sequela que deixa as vezes a pessoa um ou dois anos encostada ou até mesmo nunca mais consegue mais voltar para sua vida normal. O objetivo é por meio de investimento dos estados em ações de diminuição dos acidentes de trânsito”.

Depois da Comissão de Viação e Transporte, o projeto que institui o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça.

Fonte: Agência Câmara Notícias

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO