Ultima atualização 01 de junho

Presidentes dos Sindsegs se reúnem no Recife

Os presidentes e executivos dos Sindicatos das Seguradoras estiveram reunidos em Recife (PE), na última sexta-feira, 26

Sindsegs

Os presidentes e executivos dos Sindicatos das Seguradoras estiveram reunidos no Recife (PE), na última sexta-feira, 26. Nesta edição doe encontro, capitaneada pelo anfitrião Mucio Novaes, presidente do Sindseg N/NE. O evento contou com a participação de alguns convidados, que fizeram apresentações sobre temas do setor. Na pauta, além do balanço das principais ações realizadas pelas entidades desde o mês de novembro – quando houve o último encontro, foram discutidos também o crescente número de acidentes de trânsito, a venda de ‘seguros’ irregulares para veículos e os números recentes da seguradora Líder DPVAT.

A primeira palestra foi ministrada pelos médicos José Pontal e Antonio Meira, representantes da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). “Medicina de Tráfego é o ramo da ciência médica que trata da manutenção do bem-estar físico, psíquico e social do ser humano que se desloca; qualquer que seja o meio que propicie a sua mobilidade. Ela cuida também das interações deste deslocamento e dos mecanismos que o propiciam com o homem, visando ao equilíbrio ecológico”, explicou Antonio Meira.

Entre os objetivos da Abramet estão realizar ações e estudos capazes de contribuir tanto para a promoção da saúde como para a prevenção de acidentes no ambiente do trânsito, visando a preservação da vida e a mitigação do sofrimento;  colaborar com o Poder Público na concepção, elaboração e aplicação de uma legislação adequada e eficiente relativa à medicina e à segurança de tráfego; e expandir, divulgar e incentivar, em todos os níveis, o conhecimento sobre questões relacionadas à medicina e à segurança de tráfego, desenvolvendo campanhas educativas, isoladamente ou em conjunto com o Poder Público e com outras entidades e associações. Atualmente, a Abramet já conta com parcerias com o Sindseg-SP e com a Seguradora Líder e o Encontro serviu para aproximar a entidade dos demais Sindsegs.

Logo em seguida, o diretor da Fenacor, Carlos Valle, e o representante da Comissão de Direitos e Seguros da OAB-PE, Carlos Harten, falaram sobre o panorama da venda de seguros irregulares em Pernambuco. No início do mês, Valle participou de uma audiência pública na Assembléia Legislativa de Pernambuco, onde o tema foi discutido com parlamentares e representantes da sociedade.

“É importante mostrarmos à população o risco que estão correndo ao contratar esse tipo de serviço. Trata-se de uma fraude, isso não é seguro, não cumpre as regras do órgão regulador, que é a Susep, e, consequentemente, essas pessoas não terão garantia nenhuma de que serão ressarcidos no a ocasião de um sinistro”, explicou Carlos Valle. Jpa o representante da OAB-PE falou sobre as implicações legais desse tipo de operação e colocou-se à disposição para ajudar as entidades do setor a combater esse tipo de ação, de acordo com as atribuições da OAB.

No final da manhã, o presidente da Seguradora Líder DPVAT, José Ismar Torres, apresentou um resumo com os números mais recentes levantados pela entidade.  Segundo ele, de janeiro a abril deste ano, foram pagar 126.261 indenizações, incluindo os casos de morte, invalidez permanente e despesas médicas. O que chama a atenção é o alto número de acidentes envolvendo motos: quase 80 mil. “Dos mais de 94 mil casos de invalidez, 74 mil foram de vítimas de acidentes com motos. Essa é uma grande preocupação que temos que ter: como reduzir esses números”, questionou.

À tarde, foi realizada a segunda parte do Encontro, quando cada entidade pode apresentar um balanço das ações realizadas, além de outros temas de interesse dos Sindicatos. Na avaliação do presidente do SindsegNNE, Mucio Novaes, o evento foi muito positivo e, mais uma vez, a troca de experiências proporcionará melhorias na atuação de cada uma das entidades. “Além de manter o grupo cada vez mais alinhado e unido, esses Encontros têm aberto a nossa visão para novas ações que podemos desenvolver em cada Sindicato e, mais do que isso, o que podemos fazer juntos, em sistema de rede, para fortalecer cada vez mais a cultura do seguro no Brasil”, concluiu.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock