Sindsegs

Os presidentes e executivos dos Sindicatos das Seguradoras estiveram reunidos no Recife (PE), na última sexta-feira, 26. Nesta edição doe encontro, capitaneada pelo anfitrião Mucio Novaes, presidente do Sindseg N/NE. O evento contou com a participação de alguns convidados, que fizeram apresentações sobre temas do setor. Na pauta, além do balanço das principais ações realizadas pelas entidades desde o mês de novembro – quando houve o último encontro, foram discutidos também o crescente número de acidentes de trânsito, a venda de ‘seguros’ irregulares para veículos e os números recentes da seguradora Líder DPVAT.

A primeira palestra foi ministrada pelos médicos José Pontal e Antonio Meira, representantes da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). “Medicina de Tráfego é o ramo da ciência médica que trata da manutenção do bem-estar físico, psíquico e social do ser humano que se desloca; qualquer que seja o meio que propicie a sua mobilidade. Ela cuida também das interações deste deslocamento e dos mecanismos que o propiciam com o homem, visando ao equilíbrio ecológico”, explicou Antonio Meira.

Entre os objetivos da Abramet estão realizar ações e estudos capazes de contribuir tanto para a promoção da saúde como para a prevenção de acidentes no ambiente do trânsito, visando a preservação da vida e a mitigação do sofrimento;  colaborar com o Poder Público na concepção, elaboração e aplicação de uma legislação adequada e eficiente relativa à medicina e à segurança de tráfego; e expandir, divulgar e incentivar, em todos os níveis, o conhecimento sobre questões relacionadas à medicina e à segurança de tráfego, desenvolvendo campanhas educativas, isoladamente ou em conjunto com o Poder Público e com outras entidades e associações. Atualmente, a Abramet já conta com parcerias com o Sindseg-SP e com a Seguradora Líder e o Encontro serviu para aproximar a entidade dos demais Sindsegs.

Logo em seguida, o diretor da Fenacor, Carlos Valle, e o representante da Comissão de Direitos e Seguros da OAB-PE, Carlos Harten, falaram sobre o panorama da venda de seguros irregulares em Pernambuco. No início do mês, Valle participou de uma audiência pública na Assembléia Legislativa de Pernambuco, onde o tema foi discutido com parlamentares e representantes da sociedade.

“É importante mostrarmos à população o risco que estão correndo ao contratar esse tipo de serviço. Trata-se de uma fraude, isso não é seguro, não cumpre as regras do órgão regulador, que é a Susep, e, consequentemente, essas pessoas não terão garantia nenhuma de que serão ressarcidos no a ocasião de um sinistro”, explicou Carlos Valle. Jpa o representante da OAB-PE falou sobre as implicações legais desse tipo de operação e colocou-se à disposição para ajudar as entidades do setor a combater esse tipo de ação, de acordo com as atribuições da OAB.

No final da manhã, o presidente da Seguradora Líder DPVAT, José Ismar Torres, apresentou um resumo com os números mais recentes levantados pela entidade.  Segundo ele, de janeiro a abril deste ano, foram pagar 126.261 indenizações, incluindo os casos de morte, invalidez permanente e despesas médicas. O que chama a atenção é o alto número de acidentes envolvendo motos: quase 80 mil. “Dos mais de 94 mil casos de invalidez, 74 mil foram de vítimas de acidentes com motos. Essa é uma grande preocupação que temos que ter: como reduzir esses números”, questionou.

À tarde, foi realizada a segunda parte do Encontro, quando cada entidade pode apresentar um balanço das ações realizadas, além de outros temas de interesse dos Sindicatos. Na avaliação do presidente do SindsegNNE, Mucio Novaes, o evento foi muito positivo e, mais uma vez, a troca de experiências proporcionará melhorias na atuação de cada uma das entidades. “Além de manter o grupo cada vez mais alinhado e unido, esses Encontros têm aberto a nossa visão para novas ações que podemos desenvolver em cada Sindicato e, mais do que isso, o que podemos fazer juntos, em sistema de rede, para fortalecer cada vez mais a cultura do seguro no Brasil”, concluiu.

A.C.
Revista Apólice

Deixe uma resposta