O recadastramento dos corretores de seguros pessoa física começou no dia 1º de junho e se estende até o dia 30 de setembro. O procedimento deve ser realizado através do portal da Susep, que já está disponível, onde o profissional terá de informar seus dados cadastrais e anexar documentos digitalizados, em formato PDF.
Para auxiliar os profissionais no processo de atualização dos dados cadastrais junto à autarquia, o Sincor-SP firmou acordo com o Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros (Ibracor). O auxílio é gratuito para os corretores de seguros associados e para não associados valor sob consulta. Para isso, será necessário fazer agendamento prévio através do site do Sincor-SP.
O corretor de seguros que ainda tiver dúvidas quanto ao recadastramento, pode entrar em contato com a Central de Recadastramento Sincor-SP, através do (11) 3188-5055. Neste primeiro momento, o Sincor-SP prestará atendimento somente ao corretor de seguros associado. Os não associados devem aguardar os procedimentos que serão divulgados pelo Sindicato na próxima semana.
Dúvidas frequentes
Atuo na pessoa jurídica, precisa fazer o recadastramento na física também?
Sim, pois são pessoas distintas. Ressaltando que a pessoa jurídica só poderá se recadastrar, caso a pessoa física já tiver realizado o procedimento.
Acabo de me cadastrar como corretor de seguros, devo fazer o recadastramento?
Sim, a Susep declara que o recente aperfeiçoamento do sistema informatizado passou a contar com uma série de regras de validação inexistentes na versão anterior. Por isso, mesmo o corretor que se cadastrou recentemente, deve realizar o recadastramento.
Quais documentos preciso?
Carteira de identidade; CPF; comprovante de quitação com a justiça eleitoral ou recibo de votação da última eleição; comprovante de quitação do serviço militar; comprovante de residência; certificado de aprovação no Exame Nacional de Habilitação Técnico-Profissional para Corretor de Seguros e comprovantes de pagamentos do imposto sindical ou a tela do portal do Sincor-SP com as devidas baixas (consulta em “Serviços” > “Contribuição Sindical”)
O recadastramento é pago?
Não, o procedimento pode ser realizado através do site da Susep gratuitamente.
A carteira de identidade do corretor de seguros é obrigatória?
Não. A carteira de identidade é opcional e deve ser custeada pelo corretor de seguros, e o valor ainda será divulgado pela Susep. O pedido da carteira deverá ser feito a partir de 3 de julho, no site da autarquia, e o corretor já deve ter realizado o recadastramento. A distribuição do documento deve ser realizada pelo Sincor de cada Estado e somente será entregue ao corretor com um documento de identificação.
Fonte: Sincor-SP
Não entendo porque a obrigatoriedade de apresentar Certificado de Aprovação no Exame Nacional de Habilitação Técnico-Profissional para Corretores de Seguros. Quem já tem registro é porque foi devidamente habilitado. Existem ainda casos de profissionais antigos que nunca foram habilitados e que na época não existia o exame. Apenas provaram que trabalhavam em Corretagem de Seguros (anotação na Carteira Profissional do Ministério do Trabalho) e conseguiram o Registro na SUSEP.
Quem atua no mercado como corretor pessoa física e que está mudando para pessoa jurídica, precisa cadastrar a pessoa física, ou já faz o cadastro direto como pessoa jurídica e deixa descadastrar a pessoa física?
Olá, Domingos.
O recadastramento deverá ser feito tanto da pessoa física quanto da jurídica. Ainda que esteja em processo de transição, indicamos o cadastro das duas para que não existam problemas futuros.
Lembrando que o recadastramento PF deve ser feito antes do PJ.
Mesmo assim, encaminhamos sua dúvida para entidades e se houver algum diferença em relação com o que aqui consta, entraremos em contato.
Muito obrigada
Porque tenho que comprovar ‘ CONTRIBUIÇÃO SINDICAL ” SE NÃO SOU OBRIGADO A SER SINDICALIZADO?
Vc já teve a resposta Jorge.
Rosemeire. Eu tenho essa duvida também. somos 02 corretores socios da corretora. Tenho que pagar 02 sindicais PF e depois 01 sindical PJ?
Em caso de ser opcional a filiacao, não teriamos o direito de optar em recolher apenas um tipo de filiação?
Este certificado Certificado de Aprovação no Exame Nacional de Habilitação Técnico-Profissional para Corretores de Seguros . onde consigo segunda via dele não tenho um atualizado
Paulo Sampaio
Eu trabalho ha mais de 30 anos no ramo e não tenho este certificado como devo proceder
E não moro mais no rj estou morando em ssa.
me orientem por favor
Não consigo fazer o recadastramento. Ao terminar de preencher os dados e transmitir retorna a seguinte mensagem de erro:
500 – Erro de servidor interno.
Existe um problema com o recurso que você está procurando e ele não pode ser exibido.
Alguém sabe o que devo fazer?
Também estou tento esse problema e ninguém me da uma posição isso a tem uma semana. já tentei de vários computadores de todos navegadores todos aparece: 500 – Erro de servidor interno.
O site da Susep é um lixo, quem elaborou aquela página deve ser um “jumento”, Tentei entrar com três navegadores diferentes, porém não conseguem passar daquela página das malditas letrinhas.
Quando finalmente entrei, demorei muito para preencher o formulário e a sessão expirou, conclusão, Nós corretores somos um bando de trouxas que merece é tomar sorvete na testa.
A carteira de identidade profissional de corretor de seguros irá custar R$ 41,16, a serem pagos pelo profissional, quando da solicitação, segundo consta do site da Susep. Veja aqui: http://www.susep.gov.br/menu/informacoes-ao-mercado/corretores-de-seguros
Segundo a Circular 551/17 da Susep, os corretores de seguros que não tiverem interesse em obter a carteira de identidade profissional poderão comprovar sua habilitação por meio de certidão extraída no site da Susep.
RECADASTRAMENTO?
Ta bom, isso é só para recolher a taxa sindical dos últimos 5 anos, imagina quanto vão arrecadar e como a contribuição sindical será extinta, esta é a ultima chance do SINCOR morder os corretores.
Nao entendo porque ter que pagar taxa sindical da Pessoa Física e da Jurídica, algum advogado poderia entrar com uma mandato de segurança nesta Bi tributação!!!
Aproveito para perguntar o que o SINCOR faz pelos corretores alem de cobrar a taxa sindical?
Não tem nenhum outro motivo para isso. É um absurdo. é realmente para arrecadar. A gente que é PJ e já não pagava mais , como viram que vai acabar inventaram mais essa. Brasil mesmo!!!
E eu não acho meu certificado e a FUNENSEG demora de 15 à 30 dias para emitir um, me deram o fone da IMBRACOR, pergunta se um cristão atende, não vejo necessidade pq se temos uma corretora de seguros aberta, com cadastro em todas as seguradoras possíveis é pq somos habilitados não é ??? e ai se não consigo o certificado tenho minhas comissões bloqueadas é isso mesmo ???
Demais neh
Não achei o Certificado de Habilitação, se já tenho o meu registro na Susep, por que tenho que apresentar novamente esse documento?
A 2ª via não vai ficar pronta em tempo. Fiquei doente só de procurar esse documento aqui!
E ainda tem a ameaça de que caso o pedido não for aceito eu não poderei trabalhar mais!
Muito cacique pra pouco indio!!!
Ainda bem que acabou o imposto do sindicato, não aguento mais trabalhar pra pagar impostos!
Muita coisa tem que mudar no nosso Brasil!
Sindicato em férias coletivas nesta época que necessitamos de sua ajuda! #sóaquimesmo