Ultima atualização 29 de junho

Como economizar até 30% no seguro de transporte de carga

Além da economia, contratar o seguro diretamente via corretora pode trazer melhor qualidade no serviço

transporte

O seguro de transporte de carga é um produto relativamente difundido no mercado brasileiro e existem diversas formas de negociação. Nem todas as empresas sabem, mas é viável contratar este seguro diretamente com uma corretora e garantir uma economia de até 30%. Com isso, é possível usufruir dos benefícios da apólice com a definição de uma cobertura adaptada às necessidades do embarcador (dono da mercadoria).

“Quando o dono da mercadoria contrata o próprio seguro, a apólice é modelada para atender as particularidades do produto a ser transportado, além de considerar coberturas mais amplas. Sendo a contratação feita pelo transportador, em geral, o seguro é contratado para a atividade de transporte, independentemente da carga a ser movimentada. Ou seja, o custo do seguro embutido no frete para o transporte de uma carga de papel pode ser o mesmo de uma carga de televisores, por exemplo”, explica Jeferson Bem, superintendente de riscos patrimoniais e financeiros da TRR.

O mais comum é o embarcador delegar a responsabilidade de contratação de uma apólice ao transportador, que inclui o custo no preço do frete. Mas, por ser indispensável para prevenir prejuízos na cadeia de distribuição de produtos, como risco de roubo e acidentes, a contratação direta com uma corretora traz a garantia de uma economia considerável e uma definição conforme o tipo de carga.

Ainda de acordo com o executivo, “mesmo a empresa que possua cargas visadas ou perigosas, como eletroeletrônicos, produtos alimentícios, farmacêuticos, de autopeças e combustíveis, contratar o seguro diretamente com a corretora é uma garantia de economia”. As coberturas são definidas conforme o tipo de carga, percurso e a atividade da companhia. O embarcador pode contratar a modalidade de apólice conhecida como ‘seguro all risks’, que inclui cobertura para furto e roubo, carga e descarga, acidentes e entre outros, podendo, assim, assumir a contratação do seguro obrigatório de responsabilidade do transportador.

Além de garantir que não pagará por um risco de carga que não é o da empresa, o dono da mercadoria, quando contrata o seguro diretamente, consegue avaliar o custo de acordo com a sua disposição em assumir ou transferir riscos. Quando se tem um bom gerenciamento de risco, isso pode ser uma vantagem na negociação.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO