Ultima atualização 25 de maio

Segurança digital: monitorar para não remediar

Artigo de Cesar Medeiros, Country Head de Unidade de Negócios Engagement Solutions da Affinion no Brasil

Cesar Medeiros 1 - Credito Divulgacao Affinion 1Não é de hoje que se tem notícia sobre a insegurança online que paira sobre empresas e consumidores. A América Latina, liderada pelo Brasil, sofre com inúmeros casos de invasões e uso indevido de dados de consumidores, cada vez mais desamparados. Todos temos algum caso individual ou relacionado a alguém próximo que envolve “surpresas” como invasão, clonagem ou manipulação de informações essencialmente pessoais e intransferíveis.

Estamos diante de um cenário em que a segurança digital é uma guarda compartilhada entre consumidores, empresas e provedores. Enquanto os clientes são orientados a adotar as devidas precauções – como ter cuidados ao manusear e descartar documentos com informações estratégicas, não armazenar senhas, pensar duas vezes antes de abrir qualquer link ou baixar um novo aplicativo e até mesmo evitar o pagamento de faturas em computadores públicos ou em redes não seguras –, as empresas se veem na obrigação de reforçar suas táticas e políticas sobre possíveis invasões. Justamente nesse momento, soluções e provedores terceirizados com foco na manutenção e na segurança digital são cada vez mais apropriados.

Fontes seguras relatam que, a cada três segundos, uma identidade é furtada virtualmente. Os índices na América Latina vem crescendo vertiginosamente e, nos últimos anos, notou-se um incremento de até 30% nas infrações digitais. Em 2015, bancos nacionais perderam quase R$ 2 bilhões por causa de delitos dessa natureza, segundo a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). Uma pesquisa da ACI Worldwide, publicada em 2016, destaca que 49% dos brasileiros sofreram algum tipo de fraude relacionada ao cartão de crédito nos últimos cinco anos.

Por mais que se fale de uma questão latino-americana, esse quadro também é vivenciado do outro lado do Atlântico, no continente antigo. De acordo com o relatório da Symantec’s 2015, intitulado “The State of Privacy”, 57% dos europeus relatam estarem preocupados, pois seus dados pessoais não estão seguros, enquanto 59% afirmam que já enfrentaram algum tipo de problema de proteção nesse mesmo âmbito.

Dito isso, é crucial a adoção de medidas preventivas – isto é, o monitoramento de todas as atividades na plataforma online, que é complementar a um comportamento mais precavido por parte dos consumidores  em detrimento das paliativas. Remediar nos dias atuais pode trazer inúmeros transtornos, como perda de tempo, comprometimento de negócios, baixa efetividade, sem mencionar a dor de cabeça. Antecipar o risco de fraude ainda é a maneira mais eficaz de evitar quaisquer desapontamentos.

A crescente difusão das transações online, sejam elas compras no e-commerce ou pagamento de faturas por meio de aplicativos de bancos, trouxeram comodidade e efetividade nas relações de consumo. Junto com um novo rol de serviços ofertados, vem uma gama a mais de responsabilidade: empresas não podem se esquecer que prestar serviços é também suprir seu público-alvo com informações. Uma nova oferta requer a preparação dos clientes, até então habituados ao universo off-line. As companhias que adotam medidas de prevenção e monitoramento não apenas fornecem segurança a seu nicho de consumidores, como melhoram diversos atributos – leia-se reputação de marca e engajamento.

Estima-se que, até 2020, o mercado de segurança cibernética global pode ser avaliado em algo em torno dos R$ 170 bilhões, com forte chance de termos os segmentos de cloud e móvel na dianteira desse avanço. Para que esse incremento seja acompanhado de confiança e boas práticas, é preciso que empresas e consumidores atuem em concordância, reduzindo assim a margem de atuação de infratores virtuais. Segundo o estudo “Visão dos Consumidores Latino-Americanos sobre a Fraude Eletrônica 2015”, da Easy Solutions, 42% dos entrevistados fazem mea culpa e acham que são responsáveis quando algo dessa natureza ocorre, enquanto 37% creditam essa responsabilidade aos donos de sites e bancos. A plataforma online precisa continuar investindo em segurança para que a expansão em números seja acompanhada de credibilidade. As empresas que entenderem esse cenário e agirem nessa direção, provendo um terreno sem surpresas ruins, certamente terão destaque em seus segmentos.

 

*Artigo de Cesar Medeiros, Country Head de Unidade de Negócios Engagement Solutions da Affinion no Brasil

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock