Ultima atualização 09 de maio

Operadora firma parceria com a Unifef

Acordo prevê intervenções estratégicas com foco no combate à obesidade infantil e à desnutrição

Unicef

A Amil e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) firmaram uma parceria para implementar ações estratégicas nas áreas de saúde e nutrição infantil, na promoção do aleitamento materno, na alimentação complementar saudável e na prevenção do excesso de peso entre crianças e adolescentes da Amazônia, do semiárido e de grandes centros urbanos.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 7,3% das crianças brasileiras menores de cinco anos estão acima do peso, sendo as meninas as mais afetadas. O aumento do sobrepeso e da obesidade entre crianças e adolescentes levou esse grupo a ser escolhido como um dos focos de atuação do programa do Unicef que prevê a disseminação de informações e de materiais sobre alimentação saudável nas regiões selecionadas, além da implantação de atividades de promoção de hábitos alimentares saudáveis e de estímulo à prática de atividades esportivas em escolas. Os benefícios do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida também serão tema de intervenção.

Parceira do projeto, a Amil é uma das lideranças nacionais no combate à obesidade infantil. As ações do movimento Obesidade Infantil NÃO, lançado pela empresa em 2014, já impactaram mais de 120 milhões de pessoas.

“Essa é mais uma parceria que evidencia nossa preocupação com a qualidade de vida dos cidadãos brasileiros – uma das nossas responsabilidades como liderança em saúde no país. Esperamos que essa aliança com o Unicef nos permita impactar a vida de milhares de crianças e adolescentes, para que se tornem adultos saudáveis”, afirma o CEO da operadora, Sergio Ricardo Santos.

Outra área de atenção do projeto é o extremo oposto: a desnutrição. Embora, em 2014, o Brasil tenha saído do mapa da fome da Organização das Nações Unidas (ONU), alcançando índices menores que 5%, essa ainda é uma realidade encontrada em regiões específicas do país. Nesse sentido, outro foco do programa são as crianças indígenas menores de cinco anos, que apresentam desnutrição crônica. Serão desenvolvidos e implementados projetos-piloto em cinco áreas indígenas de maior vulnerabilidade, visando melhorar o estado nutricional das crianças e a participação de lideranças, mulheres, crianças e jovens. Outra ação é uma pesquisa sobre determinantes sociais da mortalidade infantil nessa população.

“A nutrição adequada das crianças impacta em todo o seu desenvolvimento. Historicamente, o Brasil alcançou resultados incríveis na redução da desnutrição, mas deixou para trás suas populações mais vulneráveis, como milhares de crianças indígenas. Ao mesmo tempo, a obesidade aumentou de forma preocupante. Precisamos agir rapidamente para reverter esta situação”, afirma Cristina Albuquerque, chefe da área de saúde e HIV/aids do Unicef no Brasil.

Para alcançar as crianças mais vulneráveis, o Unicef vai mobilizar os municípios por meio de duas iniciativas que têm duração de quatro anos: o Selo Unicef Município Aprovado e a Plataforma dos Centros Urbanos. Com elas, o Unicef engaja prefeituras, sociedade civil, empresas e os próprios adolescentes para que juntos encontrem soluções para aperfeiçoar políticas públicas e ações que melhorem as condições de vida de meninos e meninas. Na última edição, mais de 1,8 mil municípios participaram do Selo UNICEF e da Plataforma dos Centros Urbanos.

Estiveram presentes à assinatura do acordo Claudio Lottenberg, presidente do UnitedHealth Group Brasil; Sergio Ricardo Santos, CEO da Amil; e Gary Stahl e Gérard Bocquenet, representantes do Unicef no Brasil e em Genebra, respectivamente.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO