trânsito

Maio Amarelo – Estamos no Maio Amarelo, mês de conscientização para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Com alguns procedimentos simples, é possível se prevenir contra a maioria dos acidentes automobilísticos.

Luiz Padial, diretor de Automóvel da Tokio Marine, destaca quatro dicas para evitar acidentes.

1. Trânsito não é lugar para ser multitarefas

Um levantamento feito pelo Departamento de Trânsito dos Estados Unidos mostrou que usar o celular e dirigir aumenta em até 400% o risco de acidentes no trânsito – risco maior até do que o de dirigir após consumir álcool. “O trânsito não é o lugar para ser multitarefas, ou seja, o momento de responder e-mails ou mensagens de amigos não é quando se está preso em um engarrafamento, por mais tentador que possa parecer.”

2. Planeje sua rota

Caso vá fazer uma viagem, não esqueça de montar um roteiro das estradas que pretende pegar, incluindo os postos de gasolina pelos quais irá passar. “Em tempos de aplicativos como o Waze e o Maps, acabamos pensando muito em evitar o trânsito e esquecendo de olhar fatores importantes como a proximidade a postos de gasolina de confiança e as opções mais confiáveis de estrada. Criar um roteiro com antecedência evita muitos imprevistos por vezes perigosos.”

3. Cheque a bateria do celular antes de sair de carro

Se você usa o GPS do celular, não esqueça de verificar se o aparelho está carregado antes de ligar os motores. “Muitas vezes acidentes são causados por um lapso de atenção no momento em que a bateria acaba, quando se vai procurar o cabo para carregar o celular.”

4. Dê passagem

Já existe toda uma cultura de não deixar os outros carros ultrapassarem, principalmente nas grandes cidades. Trata-se de um comportamento muitas vezes automático, que deve ser evitado quando o assunto é prevenção de acidentes. “Muitas brigas de trânsito deixam de acontecer quando você simplesmente deixa o outro motorista passar.”

L.S.
Revista Apólice

Deixe uma resposta