Ultima atualização 25 de maio

CSP-MG debate futuro da previdência

Com a discussão da reforma da previdência em âmbito nacional, torna-se aina mais importante o debate do tema no mercado de seguros, por especialistas

“Momento da previdência: como programar seu futuro”. Esse foi o tema do evento que o Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG) e o Conselho de Seguros da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) realizaram no dia 24 de maio, em Belo Horizonte.

Na abertura do evento, o presidente do Conselho, Omar Otaviano Dantas Meira, destacou que a conjuntura é propícia à discussão, já que tramitam no Congresso Nacional propostas que alteram as regras da previdência. “As mudanças sugeridas também são importantes para que a previdência complementar seja inserida como uma necessidade na vida dos brasileiros”.

Para discutir o assunto com uma plateia de corretores e seguradores, foram convidados como palestrantes o economista Sergio Prates Nogueira Filho, diretor regional da Icatu Seguros em Minas Gerais, e o administrador e corretor de seguros João Paulo Moreira de Mello, que preside o CSP-MG.

“A previdência brasileira é um dos melhores sistemas de proteção social e distribuição de renda do mundo tanto pela sua abrangência quanto pelos benefícios oferecidos. Mas do jeito que está, o regime não se sustenta a longo prazo”, salienta Mello, que defende a necessidade de reformas no regime público de previdência.

O presidente do CSP-MG lembra que o país vive o chamado “bônus demográfico”, fenômeno que ocorre quando há mais pessoas economicamente ativas do que aposentadas ou aquelas que ainda não ingressaram no mercado de trabalho. Mas esse fato, ressalta o dirigente, não dura para sempre. “O país está envelhecendo. As taxas de fecundidade registram declínio nos últimos anos. O resultado é que teremos menos pessoas contribuindo para manter as aposentadorias. A conta não vai fechar”, alerta.

De acordo com o economista Sergio Prates, “tudo leva a crer que caminhamos para um cenário em que a previdência só conseguirá garantir a proteção mínima ao cidadão, já que o benefício médio do INSS só vem caindo ao longo dos anos”. O executivo ressalta que as pessoas precisam se planejar e buscar alternativas para complementar sua renda no futuro. “Assim como cuidamos da nossa saúde física, precisamos estar atentos à saúde financeira, criando hábitos de poupar e investir em produtos que garantam um futuro mais tranquilo”, afirma.

Ele cita como exemplo os planos de previdência complementar, que estão atraindo cada vez mais a atenção dos consumidores. Dados da FenaPrevi, apresentados pelo diretor da Icatu, apontam crescimento de 34% do mercado de previdência privada em Minas Gerais, entre janeiro e março de 2017, em comparação com igual período do ano passado.

Para o presidente do CSP-MG, João Paulo Moreira Mello, fica aí um alerta para os corretores de seguros. “A previdência está na ordem do dia. É hora de nos posicionarmos para aproveitar a onda de crescimento do setor. Se não preenchermos essa lacuna, alguém o fará por nós. Hoje não faltam oportunidades de capacitação. As seguradoras e as instituições de mercado estão prontas para auxiliar os corretores que queiram ingressar no segmento ou ampliar sua área de atuação”.

A conclusão é que o mercado deve oferecer produtos compatíveis com as necessidades dos consumidores ao passo que os corretores de seguros precisam estar capacitados para entender essas demandas e apresentar as soluções adequadas aos seus clientes.

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO