Ultima atualização 25 de maio

Corretores debatem perspectivas para o seguro de vida

CVG-SP recebe corretores para debater o mercado de seguro de vida no País e os rumos que essa carteira deverá tomar

CVG-SP corretores

O CVG-SP recebeu, no dia 23 de maio, corretores de seguros para discutir o mercado de seguros de vida no País e os rumos que essa carteira deverá tomar. Silas Kasahaya, presidente da entidade, destacou que desde o final da última gestão as portas do Clube se abriram para a participação de resseguradores e corretores de seguros.

Já nessa gestão, o investimento é promover debates e para dedicar a esses novos membros um espaço para que eles possam mostrar aos seguradores suas ideias, necessidades; além de trocar experiências para que, juntos, os players possam entender o que o mercado precisa. “O segmento de seguros de pessoas vem crescendo há pelo menos 20 anos”, comemora Silas, que completa que, por isso mesmo, é preciso saber quais rumos tomar.

Mercado de Vida em Grupo: Presente e Futuro

O mercado, desde sempre é um desafio. Tocar no assunto seguro de vida pode ser uma tarefa delicada até para os corretores mais experientes. Mas é preciso tomar iniciativa sobre isso, das mais diversas maneiras de vender esse produto.

O mercado de Vida em Grupo, por exemplo, teve ascensão na década de 70, como explica o corretor de seguros Diniz Caetano, da CB Corretora. “Nessa época, o mundo era outro e nós falávamos mais com as seguradoras”, observou. Para ele, o que mais impactou essa relação foi o fato das seguradoras terem unificado as suas áreas comerciais, porque as “pessoas de Ramos Elementares não falam sobre Vida”, pontuou. Caetano acredita que é preciso entendimento para operar na carteira e que especialização é um requisito. “Conversar técnica e comercialmente sobre o Vida com alguém que não conhece o produto tecnicamente e muito difícil”, explicou.

Ele acredita que isso é uma das razões que faz com que o trabalhador de baixa renda acabe contratando o seguro em um banco com um ticket médio baixo, ao invés de um corretor e que, para chegar nessas pessoas é preciso ter ajuda efetiva das companhias de seguro. “Dias melhores virão. Esses momentos de crise passam. Mas é preciso investimento das seguradoras e foco”, pontuou.

Necessidade das consultorias


Os corretores costumam trabalhar com diversos produtos. Então, como atender todas essas necessidades e, ainda assim, manter o foco no seguro de pessoas? Para Maurício Leite, da ML3 corretora, ser consultor e saber analisar os riscos de maneira geral incentivará o seguro de vida. “O segurado de vida é aquele que está ao seu lado. É preciso oferecer”, avisa.

A consultoria serve, especialmente, para demonstrar o valor daquilo que se vende. Leite lembra que é muito comum que os clientes acabem trocando suas apólices quando descobrem outras mais baratas e é nesse momento de dúvida que é necessário atuar. “O diferencial é a qualidade da companhia. Por isso mesmo, as seguradoras deveriam conhecer melhor o segurado”, opinou. Leite ainda adicionou: “a atividade de corretor parece com qualquer relacionamento. Tem que inovar, levar novidades para não cair na rotina”, comparou.

Novos produtos

César Carloni, da Segasp, reforça a visão de Diniz e afirma que falta apetite das seguradoras para entrar em nichos difíceis. Ele acredita que o Vida em Grupo tem crescido, mas poderia crescer mais. “O pobre deveria estar assistido não só o rico”, contou.

Sobre as angariações individuais, Carloni afirma que a inflação e a falta de correção monetária dos capitais segurados acabaram por matar os seguros individuais. Esse, para Carloni, é o momento da volta dessa modalidade.

O Universal Life, que o mercado espera há anos, e outros produtos estão para chegar. Como trazer ao mercado e fazer com que eles se tornem efetivos?
Ricardo Tarantello, da Univalores, cita uma pesquisa da Universidade de Oxford que indica que 19% dos brasileiros têm Seguro de Vida. Mas, desses, 90% tem apólices insuficientes, acredita o corretor. “Geralmente, são apólices que contemplam dois anos de salários. Enquanto isso, 56% das pessoas têm desejo de ter seguro. O que falta é um profissional que vai  incentivar a compra. ”

A compra do seguro

Pensar em adquirir um seguro de vida é algo racional. Mas a decisão é feita de maneira emocional. “É preciso mostrar que, embora a perda emocional seja irreparável, a financeira é reparável”, afirmou Tarantello.

4 mil novos corretores de seguros entraram no último ano no mercado e precisarão aprender a vende Vida, Previdência. “É nosso papel trazer esse profissionais antes deles começarem a vender só seguro de automóvel”, comentou.

O mercado de vida e previdência cresce, mas 67% desse crescimento é VGBL produzido por banco. Que é um canal, mas  não tem profissionais que direcionem e ajudem os clientes de forma consultiva. ” A reforma da previdência vai acontecer. E O brasileiro é imprevidente .Pra mim é importante seguros de vida de acumulação”, destaca Tarantello. O corretor lembra ainda de outras modalidades, como o seguro de vida para sucessão empresarial, que pode ser a salvação do negócio.

Tendências e estruturação de vendas

Especializada em Seguro de Vida, a Mister Liber, do corretor Josusmar Souza, trata principalmente de seguro de vida individual. “As seguradoras hoje estão acordando para o vida individual. Isso me deixa muito feliz”, comentou.
Por lá, Josusmar afirma receber muitos corretores que estão descontentes com a carteira de automóvel e querem entrar em vida, mas que alegam não ter tempo ou conhecimento para investir na carteira. “O que falta hoje é educação para o corretor. O que vivíamos antigamente com o auto, vivemos hoje com o seguro de vida. O ápice da carteira será em 2040. Temos 25 anos para prosperar”, afirmou categoricamente. O contentamento com a carteira é tanto que Josusmar afirmou ainda que, por ali, a crise não bateu.

Os produtos estão sendo aprimorados e já existe no mercado coberturas para doenças crônicas como Alzheimer. Mas o proprietário da Mister Liber afirma que muitas vezes é difícil emplacar novos produtos no mercado. Mesmo assim, ele fez uma provocação: “o corretor que, nos próximos anos, não enriquecer com seguro de vida é porque trabalhou muito mal”.

Amanda Cruz
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO