Ultima atualização 08 de maio

Reformas de base garantem manutenção do risco político no Brasil

Brasil e Argentina devem voltar a crescer pela primeira vez desde 2014, liderando recuperação na América Latina

mapa américa latina Brasil

Pela primeira vez desde 2014, o mercado financeiro internacional prevê crescimento nas economias da América Latina. Com melhorias nas políticas fiscais e regulatórias, Brasil e Argentina, que juntos são responsáveis por cerca de 50% da atividade econômica da região, devem liderar a recuperação.

A análise é do Mapa de Risco Político e Terrorismo 2017, da consultoria em gestão de riscos e corretora de seguros Aon. Segundo o estudo, embora os riscos políticos ainda existam, os esforços para realizar reformas de base aumentaram a resiliência desses países. Por isso, o Brasil conseguiu fazer a manutenção de sua exposição ao risco político, que permanece na categoria “moderado”, assim como no levantamento do ano passado.

“Na América Latina, em 2016, o centro-direita dominou a cena política com a eleição do novo Congresso na Venezuela, do presidente Macri na Argentina, a derrota do presidente Evo Morales na Bolívia e a posse do presidente Michel Temer no Brasil”, comenta Keith Martin, consultor de Comércio e Investimentos Internacionais da corretora.

De acordo com o executivo, se as reformas necessárias forem implementadas, mais oportunidades deverão ser criadas para os investidores estrangeiros no médio prazo. No entanto, as incertezas estão no curto prazo. “O Brasil e a Argentina são fortes, mas enfrentam resistência política contra as reformas pró-mercado.  As eleições legislativas na Argentina em 2017 e as eleições presidenciais no Brasil em 2018 vão definir os rumos dessas mudanças”, explica Martin.

Apesar de novos escândalos de corrupção continuarem a envolver nomes de políticos e empresários, as instituições nacionais – o Congresso, a Justiça e o Governo – permanecem operando normalmente. Embora os ajustes estejam longe de terminar, os governos demonstram compromisso de realizar as mudanças propostas. “Uma melhor situação monetária e fiscal entre os países líderes locais e um forte compromisso regional com as reformas de base da economia sugerem que há oportunidades comerciais para os investidores”, defende o relatório.

Outros países

Mesmo com os Estados Unidos se fechando em políticas nacionalistas e protecionistas, isso não deve afetar o Brasil. “Os países mais ameaçados estão na América Central. O México, por exemplo, vai sofrer se o presidente Donald Trump cumprir suas promessas e fizer alterações nos tratados comerciais – NAFTA e CAFTA”, diz Keith Martin. “Graças à sua grande economia doméstica e demanda interna, o Brasil é mais resistente a essas oscilações”, complementa.

Ainda de acordo com o estudo, se as principais economias do mundo – especialmente Estados Unidos e China – tiverem um crescimento abaixo do esperado, haverá impacto no preço das commodities, o que provavelmente pesará no balanço comercial de grandes exportadores, como Chile, Venezuela, Peru, Colômbia, México e Argentina. A estabilização esperada nos preços do petróleo e do gás aliviará, mas não eliminará algumas pressões econômicas para os países produtores.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO