Ultima atualização 18 de maio

Exposição Luzescrita chega ao Espaço Porto Seguro

Exposição Luzescrita é um trabalho idealizado por Arnaldo Antunes, Fernando Laszlo e Walter Silveira que une literatura e arte audiovisual

exposição luzescrita

Inaugurado em janeiro de 2016, o Espaço cultural Porto Seguro é uma iniciativa da seguradora para levar lazer e ajudar a revitalizar o bairro de Campos Elíseos, em São Paulo. A região sofreu um processo de degradação nos últimos anos devido ao êxodo para outras regiões, a área tornou-se violenta e mal cuidada. A Porto Seguro decidiu ficar e ajudar a transformar o bairro, com o qual a companhia tem uma estreita relação.

É assim que desde então o bairro recebe exposições e iniciativas artísticas. A partir de 19 de maio, o espaço contará com a mostra Luzescrita, que traz 60 obras – entre vídeos, objetos, fotografias e instalações – apresentadas pelos artistas Arnaldo Antunes, Fernando Laszlo e Walter Silveira.

O processo

A exposição é feita com diversos experimentos como pólvora, lâmpadas, fita adesiva, fogo, espelho, ferro, cartolina e refletores. Com esses elementos surgem os poemas e Arnaldo e Walter fundidas às imagens de Fernando para formar a poesia luminosa.

IMG_20170517_142101_938

Com curadoria de Daniel Rangel, a pesquisa iniciada em 2002 vem sendo maturada e foi ganhando corpo. Os processos de construção e iluminação de objetos que davam cores e formas aos poemas foram inicialmente pensados como livro, mas os processos enriquecidos de criação levaram os artistas a enxergar a importância de mostrar essa construção. “Percebemos, desde o começo, que seria uma exposição que teria continuidade, que ficaria pronta aos poucos”, contou Rangel. De fato, inicialmente eram 23 projetos que foram ganhando agregados e, dos 60 expostos hoje, 12 apresentados no espaço são inéditos. “Aqui [no Espaço Cultural Porto Seguro] a gente conseguiu montar a exposição como a gente sempre sonhou”, comemorou o curador.

A exposição

O poeta, cantor e compositor Arnaldo Antunes, um dos artistas do projeto, afirma estar muito contente com o resultado, com a maturação das etapas anteriores. “É um processo constante. A gente está descobrindo sempre novas formas de escrever com luz. A fotografia é a exposição dessa luz e é por isso que temos a sala clara e a sala escura na exposição; a sala clara traz os elementos que são revelados na sala escura. Fiquei muito feliz também com a montagem aqui, pois o espaço se torna quase um labirinto a ser percorrido”, exemplificou.

IMG_20170517_150554_564

 

Luzescrita é a tradução etimológica da fotografia. Foto, que vem de luz e grafia, da escrita. A exposição trata justamente disso: o trânsito entre diversos tipos de arte, entre a literatura e o audiovisual.

A companhia recebe com honra o reconhecimento de apoiar a arte. “A Porto Seguro apoia a fotografia como expressão artística há 16 anos; por meio do Prêmio Brasil de Fotografia, assim como busca incentivar as mais diversas formas de arte. É uma grande alegria para nós poder trazer para o Espaço Cultural Porto Seguro uma exposição que expressa a arte contemporânea de forma tão rica a partir da comunhão entre imagem e escrita”, comemora Fabio Luchetti, presidente da seguradora.

Essa e diversas outras iniciativas têm o intuito de trazer de volta o público aos Campos Elísios, além de formar novos público, de diversas faixas etárias. A mostra ficará em cartaz entre os dias 19 de maio e 30 de julho. A entrada é gratuita.

Amanda Cruz
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock