11/08/2022

Preços do petróleo transformam a geopolítica global

seguros

petróleo

O mais recente relatório Índice de Risco-Retorno do Setor de Óleo e Gás 2017 da Marsh mostra que o preço do petróleo continua a ter uma forte influência nos acontecimentos políticos e tem impactado diretamente nos negócios das empresas que atuam no segmento de óleo e gás.

O estudo analisa os riscos políticos, econômicos e operacionais que ameaçam a estabilidade de curto e longo prazo em territórios estabelecidos e também em mercados emergentes, permitindo que as empresas do segmento tomem decisões de investimento globalmente mais informadas no próximo ano.

De acordo com o documento, o preço do petróleo continua a ter uma forte influência nos acontecimentos políticos, com enormes consequências geopolíticas decorrentes da forte queda do preço do insumo em meados de 2015.

Ainda segundo o estudo, com os Estados Unidos pronto para superar a Arábia Saudita para se tornar a principal fonte de petróleo do mundo, a paisagem geopolítica da indústria de energia está definida para sofrer mudanças fundamentais. Isso terá um impacto de longo prazo nas empresas que operam ou investem nos países afetados.

O levantamento também mostra como países com recursos ricos em petróleo, incluindo a Líbia, Arábia Saudita, Nigéria, Irã, Venezuela e Indonésia, têm o potencial para a transformação econômica de longo prazo e o futuro investimento do setor energético global.

Para Evan Freely, Líder Global da Prática de Crédito da Marsh, nunca foi tão importante avaliar o impacto da queda dos preços do petróleo sobre o risco de sucessão, os desafios socioeconômicos e a interrupção de negócios, como resultado das tensões políticas sobre as empresas multinacionais de energia.

“As empresas de energia que operam em regiões instáveis ​​devem avaliar continuamente como os riscos geopolíticos dinâmicos podem afetar seus investimentos e contratos no exterior. Organizações multinacionais com participações significativas em países com alta dependência de receitas de petróleo e gás devem considerar como os preços do petróleo podem influenciar o risco ao construírem suas estratégias de vendas e cadeia de suprimentos”.

L.S.
Revista Apólice