Ultima atualização 17 de abril

O impacto da violência contra mulheres nos planos de saúde

Tema será abordado em estudo realizado pela Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de MS, ONU e empresa de consultoria

mulheres

Técnicos da Organização das Nações Unidades, Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) e de uma empresa de consultoria vão fazer uma pesquisa para descobrir o impacto econômico da violência contra as mulheres no sistema de saúde suplementar.

“Isso traz impactos de reintegração dessas mulheres à sociedade de uma forma mais efetiva, mais impoderadas e, com certeza, traz para nós uma redução dos custos do plano de saúde”, explicou Ricardo Ayache, presidente da Cassems.

O protocolo de intenções para dar início ao projeto já foi assinado. Esse será o primeiro estudo do gênero no país. O estudo vai abranger as mulheres que representam 55% dos beneficiários do plano de saúde dos funcionários públicos do estado. “A gente quer levar essa metodologia, estas informações e os seus resultados para o resto da America Latina e do mundo”, afirmou Nadine Gasman, representante da UNU Mulheres.

Segundo os coordenadores do projeto, a pesquisa será feita em quinze meses e por etapas. Nesse período, os técnicos vão se reunir a cada quinze dias para estabelecer estratégias de trabalho, identificar casos de violência entre as beneficiárias do plano de saúde, criar metodologias de atendimentos e formas de prevenção. Depois que o trabalho for concluído, a ideia é mobilizar a sociedade para enfrentar o problema.

“No momento em que a gente consegue detectar, a gente vai poder também prevenir e ajudar essas famílias em situação de violência”, contou Jucli Stefanelo, diretora de clientes da Cassems.

A violência doméstica traz números preocupantes. Segundo estudos, uma mulher é assassinada a cada uma hora e meia no país. Mais de 500 são agredidas. Só este ano foram registrados mais de 1.800 casos de violência contra a mulher na capital e 5 mil no estado. Seis mulheres foram assassinadas por companheiros ou ex-maridos em Mato Grosso do Sul.

“Essa violência acarreta em toda sociedade. Não é só um problema da mulher, um problema daquele casal, um problema do judiciário, do estado. É um problema de todos nós. É um grande problema da saúde, inclusive”, alertou Jacqueline Machado, juíza da Vara da Violência Doméstica.

Fonte: G1

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock