Ultima atualização 07 de abril

Novos negócios ampliam oportunidades para perfis e segmentos diferentes

Artigo de Alexandre Zuvela, sócio da consultoria EXEC.

Alexandre ZuvelaNo mesmo compasso em que se renovam comportamentos e movimentos sociais, a dinâmica empresarial também se atualiza. Economia criativa, era digital, velocidade da informação e novas demandas têm trazido novos modelos de negócios. Mudam as relações de trabalho, o caminho do dinheiro e também os modelos de gestão e perfil dos profissionais.

Novos cenários que exigem um outro texto e atores mais versáteis. Temos nos deparado cada vez mais com empresas inovadoras, onde profissionais dos mais diferentes setores têm sido atraídos e demandados. O objetivo é  trazer uma visão disruptiva a processos muito bem solidificados e estabelecidos até então. Profissionais experientes, mas com competências mais amplas do que as praticadas em um único setor.

O mercado financeiro exemplifica bem esse movimento. Empresas como as Fintechs e as Insurtechs,  serviços financeiros e de seguros oferecidos por negócios de base tecnológica. As necessidades de uma nova sociedade e da própria evolução do mercado alavancaram outros tipos de processos, de uma forma reversa aos modelos presentes até então, onde o produto é construído com base no histórico e conhecimento acumulado sobre uma determinada situação e depois distribuído por um dos canais tradicionais do mercado. Isso altera a relação com o consumidor, além dos controles e sistemas da rotina de trabalho, e a gestão precisa acompanhar,bem como os times profissionais e lideranças.

Assim, na condução de projetos para estes clientes, temos tido uma demanda por profissionais com uma excelente formação acadêmica, fluência em inglês e vivência em outras culturas como um diferencial. Conhecimento técnico e experiência no setor são importantes, mas não determinantes. Os executivos têm sido selecionados pelo seu potencial de desenvolvimento e adaptabilidade, pois, ocuparão posições importantes em empresas que crescem em uma velocidade muito grande, e enfrentarão diariamente situações as quais não tiveram experiência prévia, cabendo criatividade, capacidade de decisão e poder de análise para a resolução.

Uma janela que se amplia para a transição de talentos entre mercados, onde profissionais dos mais diferentes setores podem atuar em segmentos diferentes dos seus pontos de origem. Muitas vezes, a remuneração não é principal fator de atração, mas o desafio pode compensar. E é preciso considerar que esses novos negócios atuam nos nichos diferenciados, com tendência a ser muito acelerado. Também para os consultores de carreira e headhunters, a atual realidade é desafiadora. Encontrar um profissional bem formado, de perfil versátil e que ainda não está comprometido com uma organização de forma entusiasmada não é tarefa das mais simples.

O lado bom é que a renovação empresarial que temos observado em alguns setores, estimulada pela retomada econômica e os novos ciclos produtivos que se apresentam globalmente, poderão aquecer também a geração de empregos em muitos níveis. São novas oportunidades para muitos profissionais competentes que há algum tempo estão disponíveis ou infelizes em suas posições e na busca de novos projetos e organizações.

K.L.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO