Ultima atualização 20 de abril

Reformas deverão ditar expectativas do mercado financeiro

O cenário do mercado financeiro de investimentos no Brasil, embora otimista, espera cenários mais claros para definir suas expectativas

financeiro

O cenário do mercado de investimentos no Brasil, embora otimista, espera cenários mais claros para definir suas expectativas.

A indústria de fundos no Brasil atingiu 3.5 trilhões – representando quase 90% da indústria de fundos da América Latina. O País representa a 10ª maior indústria do setor no ranking mundial .

Já na SulAmérica Investimentos, conforme divulgação feita pela companhia na manhã do dia 18 de abril, a companhia alega ter tido o melhor ano da história da indústria, com captação líquida de R$ 130 bilhões, o melhor resultado desde 2002.

Esses números são ainda muito voltados para a renda fixa e produtos muito conservadores – por conta da alta taxa de juros, mas que, em termos de fluxo, foi bastante positivo – como deverá ser 2017. “O investidor já está enxergando a tendência de queda da taxa Selic e comprando produtos mais sofisticados”, sinaliza Marcelo Mello, vice-presidente da área de investimentos.

A indústria representa 57% do PIB, é extremamente movimentada e conta com diversos gestores. Ainda que o mercado mantenha o crescimento de 16% e que tenha um ritmo acelerado com potencial de crescimento. Mas Mello faz um adendo: “se essa conjuntura que estamos vivendo agora for estrutural”, destacou.

Mercado Mundial

A indústria de representa brasileira representa 2.5% do setor mundial. Entre 2002 e 2017 diversas coisas foram mudando. Houve momentos em que diversos investidores compravam muitas estratégias sofisticadas e outras muito ruins em que a taxa de juros ficou muito elevada. Esse movimento impactou principalmente a carteira de crédito.

Conforme destacou Newton Rosa, economista-chefe da companhia, o quadro geral está melhor do que nos anos anteriores, embora envolva alguns riscos políticos, especialmente com a política de Donald Trump e sua postura militarista, e o levante dos discursos populistas de direita na Europa. “Eu acho que dificilmente ganhe as eleições na França ou na Alemanha, mas os discursos populistas que têm surgido, na direita e na esquerda, apresentam riscos”, comenta.

Mesmo assim, a economia mundial está crescendo e há projeção de aumento de 3,4% para esse ano e 3,6 para 2018, segundo o FMI. Esse desenvolvimento é puxado pelos EUA.

Brasil

O pior da recessão brasileira já passou, acredita Newton. Mas a retomada ainda é frágil e será preciso a combinação de saída da crise com firmeza nas reformas para que se obtenha uma estabilização, de acordo com o executivo. “A expectativa é que as reformas sejam efetuadas e que isso venha colocar em ordem as finanças públicas e estancar a alta do endividamento do setor público”, acredita.

Nos lares, assim como na macroeconomia, os gastos também deverão ser revistos e a reestruturação dos hábitos de consumo só deverá trazer melhores resultados a partir de 2019. Isso porque o nível de endividamento das famílias brasileiras é de 45% e o FGTS liberado deverá servir para quitar esses débitos.

A Reforma da Previdência é, portanto, para onde se volta o olhar do mercado de investimentos. Mesmo que as dúvidas que rondam as próximas eleições tenham bastante peso, isso só será discutido pelo mercado após os resultados completos para saber se a reforma da previdência passará totalmente ou da maneira “desidratada”, conforme aposta Newton.

Marcelo Mello concorda com essa visão, e diz que esse recuo do governo e negociações sobre o que passará já era algo esperado pelo mercado e que, com isso, o mercado terá que ver mais pra frente se fará novas reformas ou aumentará impostos para garantir a solvência no País. “Será um divisor de águas, mesmo dessa forma desidratada” e que trará quatro itens importantes à economia brasileira: baixa exposição em renda variável par ao investidor local,  queda de Taxa Selic, o aumento de fluxo de investidores estrangeiros na bolsa e o que ele chamou de “desavalancagem das companhias” – a receita das empresas não estão subindo tanto, mas elas estão mais capazes de reduzir suas dívidas, tanto que a margem operacional tem subido muito

A expansão do PIB, de acordo com análise da SulAmérica Investimentos, ficará em 0,3%.

Amanda Cruz
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO