Ultima atualização 28 de abril

Companhia chinesa tem a marca de seguros mais valiosa do mundo

Consultoria divulgou ranking mundial e seguradora chinesa ultrapassou a alemã Allianz, que ocupa agora o segundo lugar

China chinesa

A chinesa Ping An é agora a seguradora mais valiosa do mundo, com valor de marca estimado em US$ 16 bilhões. A companhia ultrapassou a alemã Allianz, de acordo com a consultoria global de avaliação de marcas Brand Finance.

A companhia, com sede na China, relatou um lucro de US$ 9 bilhões em 2016, o maior desde 2003. Outra contribuição para esse crescimento é que o clima do mercado de seguros chinês, apesar de ter diminuído o ritmo, ainda continua mais dinâmico que a maior parte dos mercados maduros, como EUA e Europa.

Deixando de lado os fatores macroeconômicos, Ping An também obteve sucesso nas iniciativas de cross-selling, oferecendo um bom portfólio de produtos. A plataforma online da companhia oferece um número limitado de produtos gratuitos e serviços a seus clientes em potencial. De acordo com a Brand Finance, essa iniciativa aumenta significativamente a predisposição das pessoas em se tornar clientes, ajudando a expandir sua base de segurados, o que possibilita uma margem maior para venda de produtos.

A seguradora também é o primeiro grupo financeiro a empregar um sistema chamado Net Promoter Score, plataforma que investiga o feedback dos clientes e o nível de fidelização à marca. Esse movimento resultou em um alta pontuação no quesito satisfação de clientes, o que elevou a marca.

“A Ping An tem grandes ambições, visando se tornar a líder mundial de serviços financeiros”, afirmou David Haigh, CEO da Brand Finance. “Com base nessas evidências, no longo prazo esse objetivo não é algo impossível”, apostou.

Enquanto isso, a Allianz, que caiu para o segundo lugar, viu seu valor de marca diminuir 7%,. Essas receitas são resultado do grande impacto causado pelos sinistros de fortes tempestades e inundações que atingiram a Europa. Outro fator agravante para a companhia alemã foi a fraca performance com investimentos e as perdas causadas pela venda de seus negócios na Coréia do Sul. Apesar das perdas, a companhia ainda possui resultados fortes no ano, grande parte devido ao aumento de demanda por produtos de aposentadoria em uma Europa que envelhece.

Outros resultados

A maior seguradora dos EUA, a MetLife, viu o lucro do terceiro trimestre cair 52% em perdas de derivativos e custos vinculados ao seus negócios de varejo. Assim como a Allianz, a companhia americana foi afetada por baixas taxas de juros. Com o seu valor de marca diminuindo 12%, a Metlife caiu quatro posições no ranking, do 5º para o 9º lugar. Recentemente, a companhia fez uma reformulação de marca, deixando de utilizar o personagem Snoopy como mascote e adotando uma imagem mais conservadora.

O mais rápido crescimento de marca, no entanto, ficou com a Chubb. A companhia teve um crescimento de imagem de 180%, pulando do 36º lugar para o 11º. Mesmo assim, esse impulso parece ter sido algo único devido à fusão com com a Ace, resultando em um das maiores empresas de seguro de property e casualty no mundo.

Por outro lado, a maior perda ficou com o holandês NN Group, que viu seu valor cair 48%. A companhia luta contra as baixas taxas de juros e volatilidade do mercado, o que resultou em um perda de 60% nos lucros no último trimestre de 2016.

Fonte: Insurance Business

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock