Ultima atualização 11 de abril

Atrasadas, obras de infraestrutura podem ficar sem seguro

Para dar continuidade aos negócios, é necessário um trabalho de gerenciamento de risco nas diversas obras brasileiras que estão com cronograma atrasado
Clemens Freitag
Clemens Freitag

Com o ambiente político e econômico desfavorável, obras essenciais para a infraestrutura e logística nacional estão sofrendo atrasos e podem acabar sendo canceladas. Em alguns casos, as seguradoras que entraram no começo dos projetos se recusam a prorrogar as apólices por perceberem um aumento na exposição ao risco.

Grandes obras podem precisar de várias seguradoras para garantir o risco. Se uma seguradora sai do projeto, o percentual dela de participação no seguro precisa ser reposto. Caso isso ocorra, é essencial ter uma abordagem de gerenciamento de risco do projeto para substituir a seguradora desistente.

O pacote de seguros é uma exigência contratual dos financiadores do projeto. Se as seguradoras não prorrogam as apólices, os proprietários das obras podem precisar renegociar o financiamento.

O mais provável é que alguma seguradora envolvida aceite o risco e prorrogue a apólice de seguro. Em caso de necessidade de prorrogação do pacote de seguros do projeto em função do atraso na entrega das obras, o trabalho de gerenciamento de risco é importante para evitar preços altos e coberturas restritas. Caso as condições financeiras para concluir o projeto sejam muito difíceis, pode acontecer de a obra ser interrompida.

O Brasil possui um grande passivo na área de infraestrutura e logística. O país continua a ter a necessidade de investir alto em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, mas a situação de continuidade das obras é desfavorável atualmente.

É provável que projetos sejam descontinuados em breve. Várias construtoras de infraestrutura estão com dificuldades financeiras. Por causa da Operação Lava Jato, elas não conseguiram novos contratos e algumas estão em recuperação judicial.

Sobre o autor

Clemens Freitag, diretor de Infraestrutura da consultoria em gestão de riscos, benefícios e capital humano e corretora de seguros Aon Brasil

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO