Ultima atualização 03 de abril

Seguro não contratado é debitado na conta de clientes da Caixa

Correntistas da Caixa Econômica Federal afirmam não ter contratado o produto no valor de R$ 19,90

seguro

Um seguro no valor de R$ 19,90 está sendo debitado automaticamente na conta dos clientes da Caixa Econômica Federal. Os correntistas afirmam não ter contratado o produto, comercializado pela Previsul Seguradora. A Fundação Procon-SP já notificou as duas empresas que a cobrança só pode ser feita com autorização assinada pelo cliente.

A Revista Apólice entrou em contato com a Previsul, empresa do Grupo Caixa Seguradora. Renato Pedroso, presidente da companhia, explicou que a empresa comercializa seus produtos unicamente através do corretor de seguros, contando hoje com mais de 4.300 profissionais cadastrados. “Identificamos que a cobrança indevida foi originada através da comercialização inadequada junto a alguns clientes, já identificados e ressarcidos”, disse ele.

Segundo o executivo, toda e qualquer inconformidade na contratação dos produtos da seguradora implica na devolução imediata dos prêmios eventualmente cobrados na forma da lei, bem como na suspensão imediata da relação comercial do corretor de seguros junto à Previsul. Ele lembra ainda que após o término das averiguações internas, o profissional está sujeito a ser denunciado junto à Superintendência de Seguros Privados (Susep) e Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), para fins de sanção administrativa e penal.

Em caso de dúvidas, os clientes podem contatar a companhia através da página da Previsul na internet, pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (0800 722 0266) e pelo canal de Ouvidoria (0800 722 0266). “Todos estão extremamente atentos para resolver quaisquer situações”, assegurou Pedroso.

A Caixa, por sua vez, alegou que o cliente que não reconhece o lançamento de débito automático na conta deve procurar sua agência, que vai exigir que a convenente (empresa contratante) apresente o comprovante de autorização de débito, assinada pelo cliente. Não identificada a autorização de débito, a agência vai estornar os valores na conta do cliente, debitando da convenente.

Cobrança indevida em conta de energia elétrica

Em janeiro deste ano, os clientes da AES Eletropaulo passaram por uma situação semelhante ao receber a conta de energia elétrica com a cobrança de uma taxa de seguro de vida e odontológico. Divulgado entre os encargos e serviços, os produtos, comercializados pela MetLife, também não haviam sido solicitados.

Na época, A AES Eletropaulo alegou que a MetLife oferecia seguros odontológicos e de vida para quase 144 mil dos seus clientes e que somente disponibilizava a conta como meio de pagamento.

Já a seguradora disse que as cobranças foram ocasionadas por um problema operacional e que reembolsaria os consumidores que não solicitaram os seguros.

As duas empresas receberam autuação do Procon-SP por cobrança indevida de seguros na conta de energia elétrica. Além das multas, que somaram mais de R$ 4 milhões, a Eletropaulo e a MetLife foram obrigadas a devolver em dobro todos os valores cobrados indevidamente aos consumidores. Na ocasião, elas informaram que suspenderiam as vendas e cobranças dos produtos.

*Com informações do G1 e do Procon-SP

Lívia Sousa
Revista Apólice

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