Ultima atualização 08 de março

Mulheres são mais atentas no trânsito e nos cuidados com o carro

Estatísticas do setor comprovam a cautela do público feminino: apenas 11% dos acidentes de trânsito são provocados por mulheres

mulheres

Dia Internacional da Mulher – Segundo o relatório Mulheres no Trânsito, da Seguradora Líder-DPVAT, as mulheres responderam por apenas 25% das indenizações pagas por acidentes em 2015, contra 75% dos homens. Já os dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mostram apenas 11% dos acidentes de trânsito são provocados por mulheres.

Os números refletem características marcantes das mulheres não apenas no trânsito, mas em diversos aspectos da vida: maior cautela e maior prudência. Psicóloga especialista em trânsito, Salete Coelho Martins conta que, na direção, os aspectos comportamentais mais presentes nas mulheres são o planejamento prévio e a segurança.

“Elas são cautelosas, pacientes e tranquilas. Já o homem tem raciocínio rápido e boa orientação espacial, o que o torna mais competitivo no trânsito. Por isso, muitas vezes eles exageram na velocidade”, afirma.

Além de estarem em vantagem em relação à segurança no trânsito, elas também são mais atentas quando o assunto é manutenção do automóvel, e costumam seguir corretamente o agendamento de revisões proposto pelas montadoras.

O que ainda preocupa, tanto homens como mulheres, é na hora de comprar um veículo usado. Apesar dos cuidados, o risco de fraudes envolvendo a compra e venda de carros usados existe, e é muito difícil de ser identificado sem a ajuda de um profissional. Nestes casos, um serviço criado para atender ao consumidor final que procura maior transparência e segurança na hora de trocar de carro é bem-vindo. Este tipo de serviço oferece um certificado de procedência completo, com itens que avaliam desde o histórico de roubo e furto, restrições financeiras, até chamadas de recall.

“Estamos criando uma cultura de segurança na compra e venda de usados, com a divulgação de dados de mercado, de informações sobre fraudes e dicas para o usuário final. Com o crescimento do número de vendas que começam na internet, precisamos de ferramentas, serviços, certificados e garantias adicionais que possam mitigar esses riscos e dar mais transparência e segurança ao consumidor”, explica Mário Cassio Mauricio, CEO do Grupo Dekra Brasil.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO