Ultima atualização 16 de março

Faturamento global de seguros bate recorde

Estudo aponta que receita totalizou 3,6 trilhões de euros, com destaque para expansão na China

faturamento

O faturamento total de seguros no mundo atingiu um novo recorde: 3,6 trilhões de euros em 2016 (US$ 3,8 trilhões). É isso o que revela estudo da Allianz, com dados iniciais divulgados no dia 13 de março, sem incluir seguro de saúde. Em uma comparação anual, o aumento nominal – após ajustes para refletir os efeitos de conversão de moeda estrangeira – é estimado em 4,4%. Embora o ritmo de crescimento tenha diminuído ligeiramente nos dois anos anteriores – quando estava acima da marca de 5%, está em linha com a média de longo prazo e a taxa de crescimento econômico global, comenta o grupo no comunicado divulgado.

Dos 150 bilhões de euros em prêmios adicionais, cerca de 70 bilhões de euros são atribuíveis a um único mercado: a China. Isto significa que o Reino Médio é responsável por cerca de metade do crescimento do ano passado; Sem a China, o mundo dos seguros teria conseguido um crescimento de apenas 2,7%.

O Brasil é o 15º maior mercado de seguros do mundo no ranking do estudo da Allianz, com 47 bilhões de euros em 2016. O ranking é liderado pelos Estados Unidos, com 1,125 trilhão de euros em prêmios, pelo Japão, com 399 bilhões de euros, e pela China, com 365 bilhões de euros. Em participação do setor do PIB, o Brasil despenca no ranking, com apenas 2,9%. China também exibe ainda um tímido percentual: 3,6%. Uma referência para os estudiosos é a penetração dos Estados Unidos: 6,7%.

O consumo per capita de seguros tem liderança japonesa. Na sequência, Hong Kong exibe 6,4 mil euros por habitante; Suíça, com 5,2 mil; Dinamarca, 4,4 mil. O Brasil contabiliza apenas 230 euros de consumo de seguro por habitante, o que revela, segundo os mais otimistas executivos do setor, o tamanho do potencial que a indústria ainda tem para explorar.

Fonte: CNseg

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO