Ultima atualização 15 de março

Empresas devem aumentar envolvimento do consumidor com as marcas

Agora, o consumidor faz a interação com as empresas em diversas plataformas diferentes. Entretanto, vale lembrar que o celular é a sua melhor ferramenta de comunicação e vendas

consumidor

Neste Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, algumas dicas do Serasa Experian ressaltam o direito do consumidor de acesso à informação, à livre escolha e a importância dele ser ouvido. Independente do tamanho da empresa, vale ressaltar que todas podem realizar ações para engajar o cliente.

 

 

Confira as dicas:

1 – Compreenda as informações que você tem

Vale a pena coletar dados demográficos e comportamentais para traçar um perfil dos seus clientes e de sua audiência. É importante analisar as informações para entender exatamente o que dizem. Vale documentar tudo: desde o tipo de dado até a frequência com que ele é atualizado. Outra recomendação é centralizar as informações em um único banco.

2 – Aumente a personalização

Com dados centralizados você pode personalizar o conteúdo e o timing da sua comunicação cross-channel. A ideia é começar aos poucos, modificando itens simples, como cabeçalhos ou rodapés. Depois, intensificar a customização com dados demográficos ou comportamentais.

3 – Mantenha uma abordagem consistente

Quando seu consumidor interage com sua marca ele precisa encontrar uma experiência consistente. Ele não pensa por canais. Então, por que você deveria pensar? Olhe a sua marca da forma que o seu cliente a vê. Siga o perfil da sua marca nas redes sociais. Compare essas interações e avalie se elas contam uma história consistente. Examine suas operações internas e lembre-se de que equipes multifuncionais precisam trabalhar juntas e de forma transparente para oferecer uma experiência cross-channel perfeita.

4 – Adote a abordagem mobile-first

Um relatório do Business Intelligence Insider BI prevê que o celular responderá por 45% de todo o comércio eletrônico até 2020. Para aproveitar esse crescimento, desenvolva ou aumente sua abordagem pelo mobile. É importante, por exemplo, checar a aparência dos seus e-mails e de seu site nas telas pequenas. Se a sua equipe não tiver um especialista no assunto, busque uma parceria.

5 – Mensure a eficácia

Para saber que resultados você vem obtendo, é importante definir métricas relevantes e acompanhá-las. A recomendação é comparar suas taxas de engajamento com benchmarks da indústria e, aos poucos, criar seus próprios benchmarks. Esse acompanhamento também deve gerar bons insights.

K.L.
Revista Apólice

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