Ultima atualização 09 de fevereiro

Teste avalia solidez de mercado perante catástrofes

Estudo mostra que sucessão de riscos catastróficos provocaria perdas de US$ 200 bilhões

testes

Testes para simular perdas por riscos catastróficos- algo 10 vezes acima dos prejuízos causados pelos ataques terroristas de 9 de setembro de 2001 nos Estados Unidos – indicaram danos avaliados em US$ 200 bilhões, em decorrência da combinação de um ataque cibernético, de um furacão americano e do fracasso de uma resseguradora. As consequências seriam tirar as companhias de seguros de até 120% de sua base líquida de capital.

O estudo contou com nove seguradoras e resseguradoras, que participaram de simulações de catástrofes em Londres durante duas semanas em novembro.

Os resultados dos testes, publicados no dia 7 de fevereiro, concluem que o aumento de capital ou a venda de ativos das seguradoras seriam os dois caminhos para manter as empresas no negócio.

No caso teórico, o grupo lidava com um ataque cibernético em redes elétricas em 15 estados dos EUA, 16% em estoques globais, um furacão categoria 5 sobre Miami e o equivalem ao dobro dos observados durante a combinação dos furacões Katrina, Rita e Wilma em 2005.

Os testes, comandados pelo presidente da seguradora Hiscox Ltd., Robert Childs, foram observados pela Prudential Regulation Authority, pelo Ministério das Finanças do Reino Unido e pelas agências de classificação. Childs lembrou que os ataques de 11 de setembro foram os últimos a ser um evento de mercado para as seguradoras em termos de valores.

Nos testes de novembro, as seguradoras perderam entre 30% e 120% do seu capital, recorrendo a capital de substituição de sua empresa-mãe ou de títulos ou mercados de ações. Em entrevista à agência Reuters, Chris Moulder, diretor de seguros gerais da Prudential Regulation Authority, assinalou que o acesso ao capital ou ao resseguro pode não ser tão fácil quanto as seguradoras pensam no caso de uma verdadeira catástrofe.

Também participaram dos testes o Lloyd’s de Londres e seguradoras RSA e XL Catlin, entre outros players.

Fonte: CNseg

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO