Ultima atualização 07 de fevereiro

Apenas 35% dos brasileiros contratam seguro viagem quando vão ao exterior

Para quem está planejando viajar no carnaval ou em um dos feriados prolongados de 2017, uma dica é contratar o seguro viagem

seguro viagem

Para quem está planejando viajar no carnaval ou em um dos feriados prolongados de 2017, uma dica é contratar o seguro viagem. “É necessário considerar os riscos na hora de planejar os momentos de lazer. Viajar para o exterior sem seguro pode sair caro em caso de doença ou acidente”, explica o presidente do Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (CCS-RJ), Jayme Torres.

O seguro viagem vai muito além do extravio de bagagem e assistência médica e, hoje, há planos para todos os gostos, de acordo com o destino e roteiro da viagem. Alguns exemplos são: garantia da hospedagem e alteração da passagem aérea nos casos de acidente; custear passagem de ida e volta para um familiar te acompanhar no país em que ocorrer o acidente; assistência jurídica; medicamentos; assistência odontológica; repatriação; extensão de internação hospitalar etc.

Antes de fechar o contrato é preciso ter o roteiro bem definido, pois o seguro viagem valerá dentro do destino informado e apenas no período estipulado no contrato. “Se mudar o roteiro e decidir visitar algum outro país, é preciso informar o corretor para garantir a cobertura”, esclarece Jayme.

Além disso, é importante pesquisar os custos de alguns procedimentos médicos no país de destino, como, por exemplo, o custo de uma diária hospitalar. A partir disso é possível definir qual cobertura contratar, que pode variar de 30 mil a um milhão de dólares. “Há países como os EUA que o gasto com um exame médico é alto. Por isso o país de destino deve ser considerado, para o turista não ter nenhuma surpresa depois”, completa.

Segundo o corretor Luiz Mário Rutowitsch, diretor do CCS-RJ, apenas 35% dos brasileiros contratam seguro viagem quando vão ao exterior e, em viagens nacionais, esse número cai para 15% a 20%. “Um número baixo ainda se levarmos em conta a importância desse tipo de seguro”. Ele explica que o valor da contratação normalmente é 5% do valor da viagem. “Um custo baixo para o tamanho do risco. Ninguém viaja querendo se acidentar, mas é uma possibilidade que deve ser considerada para não ter gastos financeiros ainda maiores”.

Outra dica é informar se irá praticar esportes durante a viagem como surfe, esqui ou corrida. Há apólices mais amplas, especificas para estes casos, com valores mais altos de cobertura, já que há maior risco de acidentes.

Confira mais algumas dicas sobre o seguro viagem:

Cartões de crédito e plano de saúde

Algumas bandeiras dão como bônus o seguro viagem para quem comprar a passagem com o cartão, mas é importante verificar as condições desse seguro para saber as coberturas. E há planos de saúde que reembolsam gastos médicos fora do país. Verifique seu contrato antes de fazer o seguro viagem.

Alguns países exigem o seguro

Vários países da Europa são signatários do Tratado de Schengen, que exige que o turista tenha um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. E, por isso, é exigido ao turista, já no aeroporto, na conferência do passaporte. Recomenda-se que os viajantes levem o contrato do seguro viagem impresso.

Alguns países que fazem essa exigência: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça.

Estudante de intercâmbio

Muitos países exigem a obrigatoriedade da apresentação de um seguro viagem que contemple assistência médica/odontológica aos estudantes de intercâmbio. São estipulados, inclusive, os valor mínimos de cobertura, que devem ser consultado nos consulados. Uma média, por exemplo: na Austrália e nos EUA, o valor mínimo da cobertura deve ser de 50 mil dólares.

Esporte

Aumentou o número de brasileiros que viajam hoje em dia para praticar esportes de aventura como esqui e surfe e, por isso, hoje as seguradoras já oferecem uma cobertura mais ampla e adequada para esse tipo de turista. E é importante informar ao corretor que a viagem é para este fim, para que a cobertura seja garantida. Se a pessoa contratar o seguro normal e sofrer algum acidente praticando o esporte, o seguro estará isento de cobertura.

O viajante deve confirmar, nas condições gerais do contrato do seguro, se há cobertura pra o esporte que ele deseja praticar.

Seguradoras estrangeiras

Cuidado ao contratar com seguradoras estrangeiras. Verifique se a empresa tem filial ou alguma seguradora parceira no Brasil. De acordo com a legislação brasileira, não podem comercializar seguros a residentes brasileiros empresas que não possuem escritório no Brasil, por questões de impostos e fiscalizações do Governo.

Cancelamento Prévio de Viagem

Se você está programando a viagem, mas está com receio de ter que transferir a data, há apólices que permitem essa possibilidade. O cancelamento até 48h antes da data marcada para viajar.

Telefone útil

As seguradoras possuem centrais de atendimento em todo o mundo, na maioria dos casos, com atendimento em português.

A Susep – Superintendência de Seguros Privados disponibiliza um telefone para quem quer ou verificar a procedência de uma seguradora ou corretora antes de contratar um seguro. É o 0800 021 8484.

A Susep é o órgão do Governo Federal responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguros.
A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO