Ultima atualização 10 de fevereiro

Lavagem de dinheiro preocupa mercados de seguradoras

Especialistas das áreas de governança, riscos e compliance encontram dificuldades para mapear e monitorar os riscos de ocorrência deste crime no setor

dinheiro

O mercado segurador é um dos mais visados para a prática de fraudes, o que exige a máxima atenção das entidades para os controles internos voltados à prevenção de perdas significativas. Mas atrás das fraudes muitas vezes está também o crime de lavagem de dinheiro, e o combate a essa prática é tão importante quanto.

A AML Consulting alerta sobre a importância de uma mudança de cultura no mercado segurador para a prevenção e o combate aos crimes de lavagem de dinheiro e de financiamento ao terrorismo (PLD-CFT), considerando as especificidades e desafios do setor.

“Sempre foi difícil imaginar como é possível lavar dinheiro através do segmento. Isso acontece porque se trata de um mercado visado para fraudes e os crimes são acessórios a essas fraudes, ou seja, normalmente a lavagem de dinheiro é decorrente de uma fraude e nem sempre a ‘lavagem’ provoca prejuízos diretos para as seguradoras”, analisa Alexandre Botelho, diretor da companhia.

Especialistas das áreas de governança, riscos e compliance do setor ainda encontram dificuldades para mapear e monitorar os riscos de ocorrência do crime de lavagem de dinheiro no mercado. A área possui características peculiares que a diferencia do mercado financeiro e, para prevenir o crime de lavagem de dinheiro de maneira eficiente, é preciso estar atento a algumas frentes de atuação.

1. Promover uma mudança de postura dos gestores de riscos do mercado segurador, ampliando seus esforços para as práticas de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e não apenas às políticas relacionadas às fraudes, que geram prejuízos diretos para as seguradoras.

2. É fundamental conhecer profundamente as características dos produtos e serviços ofertados e como se processam os esquemas de lavagem de dinheiro em cada ramo do seguro.

3. Ficar atento à circular Susep 445/12 é outra medida importante. O documento apresenta uma relação de operações e situações que alertam para a possibilidade da ocorrência do crime de lavagem de dinheiro nas seguradoras. E embora o documento não indique explicitamente ações relacionadas a fraudes, ajuda a identificar e reportar suspeitas de fraudes e, ao atuar nessa frente, a seguradora acaba por mitigar riscos decorrentes de práticas de lavagem de dinheiro.

As iniciativas de PLD-CFT são estratégicas para o mercado segurador. Além do risco reputacional, as seguradoras correm riscos legais, que podem gerar pesadas sanções por parte da Susep, tais como advertência, multa de até R$ 20 milhões, suspensão dos diretores por até 10 anos e, nos casos mais graves, a intervenção e a liquidação extrajudicial da seguradora.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock