Ultima atualização 14 de fevereiro

Foliões, façam uma viagem segura no Carnaval!

A imprudência nas estradas acaba com a alegria de muitos foliões. Por isso, preste atenção nas dicas para a prevenção de acidentes nas estradas

Carnaval

O feriado de Carnaval é um dos mais importantes do ano, mas muitas vezes a imprudência nas estradas acaba com a alegria de muitos foliões. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, em 2016, somente nos quatro dias que marcaram a festa, foram registrados mais de 1700 acidentes nas estradas brasileiras, com um saldo de 1.643 feridos e 106 mortos.

Para aproveitar o recesso com tranquilidade e não fazer parte destas estatísticas, a BR Insurance dá algumas dicas para a prevenção de acidentes nas estradas.

Consumo de álcool

Dirigir sob efeito de álcool, além de proibido, coloca em risco a vida de todos que trafegam na estrada. Por isso, se beber não dirija!

Uso de celular

Usar celular para falar ou enviar mensagens enquanto dirige é extremamente perigoso e dobra o risco de acidentes. Para evitar problemas graves, o condutor deve manter sempre o foco na estrada e não dispersar a atenção com dispositivos móveis.

Manutenção do veículo

Realizar revisões periódicas no veículo, principalmente antes de viajar, garante uma viagem mais tranquila e segura. É sempre importante verificar itens como pneus, estepes, sistema de injeção, freios, suspensão, alinhamento, condições da bateria, níveis dos fluidos, faróis e lanternas.

Velocidade

Respeitar os limites de velocidade da via é essencial para uma viagem segura. Em uma situação de colisão, a “alta velocidade” aumenta a gravidade do acidente.

Em situações de chuva

Em caso de chuvas, mantenha distância do veículo que está à frente. Na medida em que a visibilidade na estrada diminui, é importante reduzir a velocidade.

Ultrapassagem

Nunca ultrapasse pela direita! A possibilidade de se envolver em um acidente é maior. Além disso, utilizar a sinalização antes de uma ultrapassagem é essencial para a segurança.

Uso do cinto de segurança

Usar o cinto de segurança reduz os riscos de fatalidades em acidentes de trânsito. O uso é imprescindível e o dispositivo deve ser utilizado por todos os ocupantes, inclusive pelos passageiros do banco traseiro.

Cadeirinhas

Crianças até sete anos só podem viajar com assentos próprios para elas, ou seja, com cadeirinhas infantis. Este dispositivo garante segurança e evita que a criança seja arremessada para frente em caso de impactos.

Trafegar no acostamento 

Trafegar no acostamento é contra a lei e pode ocasionar acidentes. Para uma viagem segura, só use o acostamento em situações de emergência e de extrema necessidade.

Transporte de bagagens e de animais

Em um acidente, qualquer objeto solto dentro do carro pode ser arremessado no interior do veículo, ferindo gravemente os seus ocupantes. Por isso, objetos e bagagens sempre devem ser transportados no porta-malas. É muito mais seguro!

Em relação aos animais de estimação, estes devem ser transportados em caixas ou nas cadeiras apropriadas, com cinto de segurança.

Com essas dicas a viagem no feriado de carnaval vai ser muito mais segura!

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO