Ultima atualização 09 de fevereiro

Cresce a porcentagem de domicílios brasileiros com seguro residencial

Enquanto em 2015 eram 13,3% do total, no ano seguinte saltou para 14,5%. Isso significa um aumento em torno de 800 mil novas apólices

Uma boa notícia para o mercado segurador. Dados recentemente divulgados pela Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) mostram que a porcentagem de domicílios com seguro residencial cresceu no último ano.

Enquanto em 2015 eram 13,3% do total, no ano seguinte saltou para 14,5%. Isso significa um aumento em torno de 800 mil novas apólices. Em 2016 foram comercializadas 9,9 milhões de apólices ante 9,1 milhões no período anterior. O total de domicílios, nos dois períodos, permaneceu em 68 milhões de unidades. E de acordo com as projeções da entidade, o valor de prêmio será 10% maior em 2017.

As regiões Sul e Sudeste foram as principais responsáveis pelo crescimento.

 

FenSeg

O que impulsionou a busca?

Diretor de Automóvel e Massificados da HDI Seguros, Marcelo Moura lembra que nos últimos dez anos (2007 a 2016) o mercado de seguro residencial cresceu mais de três vezes em prêmios emitidos. O ápice foi até 2013. Nos anos seguintes, entretanto, o crescimento foi mais tímido.

O executivo atribui o aumento da procura ao incremento da renda do brasileiro, que possibilitou a aquisição do primeiro imóvel e, consequentemente, o desejo de proteger o patrimônio. Há ainda outros fatores coadjuvantes, como a alteração do clima no País, deixando os imóveis mais vulneráveis para os eventos de catástrofes, como alagamentos e vendavais.

“É significativa a busca de um seguro residencial imediatamente após uma catástrofe”, declara Marcelo, ressaltando que a maioria das apólices comercializadas no Brasil também agregam benefícios de assistência 24 horas como chaveiro e conserto de eletrodoméstico, que facilitam a rotina dos segurados.

Entraves

Apesar da alta, o produto ainda conta com amplo espaço para crescimento, que acaba sendo inibido pelas dificuldades em difundir a cultura do seguro a todos os níveis da população. Muitos consumidores acreditam que o custo do seguro residencial é alto quando, na verdade, o preço deste tipo de proteção não passa de 0,4% do valor do imóvel.

“A referência que a população tem é do seguro de automóvel, que por sua vez é muito mais conhecido e comentado no Brasil”, justifica Marcelo.

Há também de se considerar que o Brasil, por ser um país continental, com diferentes características regionais, tem a percepção de risco distinta, ou seja, muitas pessoas entendem que seu imóvel não está sujeito a nenhum risco. “Normalmente elas pensam somente nas catástrofes, esquecendo que a residência está sujeita a um incêndio, danos elétricos, roubo de bens, quebra de vidros, entre outros”, finaliza.

Lívia Sousa
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO