Ultima atualização 14 de fevereiro

Cremesp discute novos modelos de remuneração na saúde

Evento no Cremesp reuniu representantes do setor de saúde para discutir a remuneração de hospitais e prestadores

cremesp saúde

A urgência em abordar novas formas de remuneração de serviços hospitalares e trabalho médico reuniu representantes da saúde pública e privada em um debate realizado na última sexta-feira (10/2), no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado de  São Paulo (Cremesp).

Participaram da plenária José Cechin, diretor-executivo da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde); Francisco Balestrim, presidente da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP); Marilia Louvison, presidente da Associação Paulista de Saúde Pública (APSP); e Rodolfo Pinto Machado, superintendente executivo de Recursos e Serviços da Unimed do Brasil.

O fee-for-service, modelo predominante na Saúde Suplementar brasileira, vem sofrendo uma série de críticas por estimular a superutilização dos recursos da medicina e a migração para materiais cada vez mais caros, mesmo que não façam diferença no resultado. Muitas das vezes, isso é feito sem a real necessidade clinicamente comprovada. De acordo com Cechin essa prática leva a maior quantidade de procedimentos dispendiosos em vez de conduzir à entrega de valor ao paciente. “E por isso eleva as despesas com assistência à saúde, corroborando com a inflação médica que pesa no cálculo dos reajustes das mensalidades dos planos.”

Porpostas

Uma das propostas apresentada no debate foi a de implantar um modelo de pagamento por performance; que busque a qualidade no cuidado e recompense o bom desempenho dos profissionais. A discussão também passou pela definição de indicadores de qualidade, tema que mobiliza o setor. O ideal é que o prestador receba valores compatíveis e justos em razão do tratamento e, principalmente, dos resultados obtidos com cada paciente. Sendo assim, é primordial enfrentar a necessidade de mudanças no sistema de atenção à saúde.

Para mudar o quadro, uma das propostas é o chamado DRG (Diagnostic Related Groups), que trata de um sistema de classificação de procedimentos médicos. O modelo é utilizado para avaliar a utilização de materiais por classe de doenças entre diferentes equipes de um mesmo estabelecimento.

Segundo Cechin, é um poderoso instrumento de gestão hospitalar e pode ser adaptado para pagamentos. “No entanto, mais recentemente, defende-se a ideia de pagamento por episódio clínico (bundled payment). Nessa forma de pagamento, cada parte assume a responsabilidade pelo ato sobre os quais tem gestão. Assim haveria um preço (negociado) para cada episódio clínico. Ele incluiria a totalidade dos serviços requeridos para o completo reestabelecimento da saúde do paciente. Caberia ao prestador a definição dos materiais e procedimentos mais adequados”.

De acordo com o diretor da FenaSaúde, essa fórmula combate o exagero de preços praticados hoje no sistema de remuneração fee-for-service. “Vale a ressalva que não se trata de implantar um modelo pronto. Caso esta seja a direção escolhida, é preciso levar-se em conta as peculiaridades assistenciais e adequá-lo à realidade brasileira. Como a falta de estrutura e de profissionais em rincões do país”, explicou Cechin.

Atendimento

Para o presidente da ANAHP para mudar a forma de remunerar é preciso mudar a forma que se atende o paciente. “O modelo baseado em valor requer mudanças nas culturas assistencial e empresarial de todos os envolvidos na cadeia para que possa evoluir e tenha em sua base um sistema melhor, com melhores cuidados e custos reduzidos para todos”, avaliou Balestrim.

O superintendente da Unimed descartou o DRG como modelo ideal. “É uma ferramenta de gestão. Não serve para remunerar. Um novo modelo de remuneração requer um banco de dados consistente e que atenda a realidade brasileira”.

De acordo com a presidente da APSP para mudar o modelo de remuneração é preciso repensar o modelo de atenção. “A regulação pública caminha para um modelo que se aproxima do DRG. É preciso mudar a forma de contratação para promover mudanças também no modelo de atenção”.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO