Ultima atualização 26 de janeiro

ONU cria plano para fortalecer agricultura

Países da América Latina e do Caribe são alvo de medidas setoriais de gestão de risco de desastres naturais

agricultura

As Nações Unidas, ao lado de países da América Latina e do Caribe, começam a executar um plano para tornar os setores de agricultura, alimentação e segurança nutricional mais resilientes aos desastres naturais. A ideia é compartilhar ações setoriais de gestão de risco para mitigar os danos causados pelos desastres naturais.

As diretrizes do projeto, elaboradas pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR), pela Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pela Organização dos Estados Americanos, visam a apoiar o plano para Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome 2025 dos 33 países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).

“Essa transição não pode ser realizada sem o desenvolvimento de medidas setoriais para a gestão de risco de desastres envolvendo tecnologias, práticas produtivas e o uso sustentável dos recursos naturais, bem como mudanças consideráveis em termos de governança, legislação, políticas e investimentos públicos e privados”, explica o representante da unidade florestal da FAO, Jorge Meza.

Tais ações têm como alvo milhões de produtores rurais mais pobres, aqueles agricultores de subsistência familiar, que enfrentam risco muito elevado, porque o impacto das catástrofes vai além da perda momentânea de rendimentos e influencia diretamente a segurança alimentar e a sobrevivência.

Segundo as agências, as catástrofes igualmente prejudicam a capacidade regional de enfrentar um contexto em que o crescimento populacional global está impulsionando um aumento esperado de 60% na demanda de alimentos até 2050. Hoje, de acordo com dados da ONU, mais de 34 milhões de pessoas na América Latina e no Caribe sofrem de insegurança alimentar, com a maioria concentrada no campo.

Fonte: CNseg

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO