Ultima atualização 08 de dezembro

Companhia fecha seguro inédito no setor elétrico brasileiro

Cliente é uma comercializadora de energia e a apólice entra em vigor em janeiro de 2017. Valor segurado é de R$ 5 milhões

seguro

A Swiss Re Corporate Solutions emitiu, para uma comercializadora de energia, a primeira apólice de seguro paramétrico de índices climáticos.

Lançado recentemente, esse produto tem o objetivo de reduzir a exposição frente a eventos climáticos extremos como escassez chuva e tempestades, por exemplo.

O valor em risco (VR) é de R$ 5 milhões. O seguro tem o objetivo de limitar potencial perda em operações de venda de energia da comercializadora.

Segundo Rodrigo Violaro, diretor de produtos climáticos para o setor de energia, o principal objetivo do cliente é reduzir eventuais perdas decorrentes de variações no preço da energia. Os contratos de fornecimento de energia para grandes consumidores são realizados, geralmente, com valores preestabelecidos. Dessa forma, grandes variações no preço da energia podem impactar o caixa das comercializadoras: os preços de venda são pré-definidos, mas as compras acontecem no mercado de curto prazo, gerando potencial descasamento no fluxo de caixa.

“Em 2014, a seca reduziu drasticamente a vazão dos principais rios do país, o que prejudicou o abastecimento dos reservatórios das hidrelétricas brasileiras, forçando o acionamento de usinas termoelétricas, operacionalmente muito mais caras. Dessa forma, o preço da energia disparou, impactando diretamente o preço de energia de curto prazo”, explica Violaro.

Os contratos de seguro paramétrico são customizados para atender às necessidades específicas de cada cliente. No caso da comercializadora, o índice monitorado para determinar o pagamento das indenizações será a ENA (Energia Natural Afluente) dos sub mercados Sudeste e Centro Oeste, responsáveis por gerar mais de 65% de toda a energia elétrica no país. O período da apólice é entre os meses de janeiro e março de 2017, época de chuva no Sudeste.

A ENA corresponde à energia que se obtém a partir da vazão natural de um rio. O índice é medido diariamente pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), órgão independente responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Brasil. “Caso o ENA fique abaixo de 90% da média de longo prazo (MLT), a companhia pagará as indenizações previstas em contrato, assegurando a compensação financeira à empresa segurada. O seguro é ajustado ao mercado local e se baseia em parâmetros medidos por um agente independente, no caso o ONS. Assim, a indenização é realizada com muito mais agilidade”, afirma Violaro.

Expectativas

Lançado com exclusividade este ano pela empresa no Brasil, o seguro paramétrico de índices climáticos já é largamente utilizado em outros países da América Latina, da Europa, da Ásia e da América do Norte. No Brasil, a Swiss Re Corporate Solutions foi a primeira seguradora a oferecer essa modalidade.

“Com esse produto nós atendemos, em especial, às necessidades das empresas do setor de energia e do agronegócio, fundamentais para a economia brasileira. Nossa expectativa é que o produto repita o sucesso que apresentou ao redor do mundo aqui no Brasil e torne-se relevante dentro do nosso portfólio”, diz o diretor comercial, Luciano Calheiros.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock