Ultima atualização 18 de novembro

Quase 500 mil pessoas se tornam vítimas do trânsito todos os anos

Maioria das ocorrências ocorre por imprudência ligada ao fator humano. Dados foram divulgados durante evento promovido pelo Sindseg SP
transito
Crédito: Ronaldo Bernardi

Enquanto a população brasileira cresceu 12% entre 2004 e 2014, a frota de veículos que circulam no País saltou 123% no mesmo período. Isso se deve principalmente às regiões Norte e Nordeste, onde as motocicletas se tornaram maioria após o aumento do salário mínimo e as facilidades no crédito.

O fato é que o Brasil se motorizou e, junto com esse fenômeno, os acidentes no trânsito ganharam proporções ainda mais assustadoras. Os números indicam que nos últimos dez anos 500 mil pessoas morreram em decorrência do trânsito. Anualmente, um número semelhante (quase 500 mil) se torna vítima – entre mortos, feridos e inválidos permanentes.

“A maioria das ocorrências ocorre por imprudência ligada ao fator humano. Falar ao celular, beber e dirigir e andar acima do limite de velocidade são escolhas que matam”, disse José Aurélio Ramalho, presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), durante coletiva de imprensa sobre Acidentes de Trânsito promovida pelo Sindseg SP nesta quinta-feira (17). O evento marcou o Dia Mundial das Vítimas de Acidentes de Trânsito, que este ano acontecerá em todo o mundo em 20 de novembro.

Os números, segundo ele, ultrapassam até mesmo os óbitos registrados em decorrência da dengue, doença que na última década vitimou quatro mil pessoas. “A questão do acidente de trânsito é mais séria do que a gente imagina”, pontuou Ramalho, comparando os acidentes de trânsito com uma pandemia que deve ser combatida por toda a sociedade. Os dados são detalhados pelo executivo no vídeo abaixo:

Todos são afetados

Os familiares das vítimas estão longe de serem os únicos prejudicados pelos acidentes de trânsito: somam-se 200 milhões de pessoas impactadas indiretamente por esses eventos.

Em razão dos acidentados, 60% dos leitos hospitalares ficam ocupados e R$ 56 bilhões são desperdiçados anualmente no Brasil. Para se ter ideia, com este montante seria possível construir 1.800 hospitais, com capacidade para atender 450 mil pessoas por dia – ou seja, 78% da população poderia ter uma diária em algum destes hospitais. A construção de 28 mil escolas também se tornaria viável.

Vale destacar que, apenas em 2014, o custo dos acidentes de trânsito atingiu o equivalente ao repasse de recursos do governo federal para todos os estados da região Norte, além dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Para Ramalho, o grande vilão dos acidentes de trânsito é a falta de capacitação para ser um condutor bem habilitado. Por isso, ele defende que o conhecimento da percepção de risco seja levado aos centros de formação de condutores.

Indústria seguradora apoia a causa

“Algo tem despertado na indústria seguradora um sentimento de cidadania. Precisamos ser proativos e, nos últimos anos, não hesitamos em investir uma verba considerável para que essa campanha educativa produza os efeitos que imaginamos”, afirmou o presidente do Sindseg SP, Mauro César Batista. O Sindicato é um dos apoiadores do Maio Amarelo, movimento coordenado entre o Poder Público e a sociedade civil.

Batista falou com exclusividade à Revista Apólice sobre o comprometimento da entidade, de suas associadas e das seguradoras e resseguradoras com o desafio de promover uma campanha educativa no trânsito.

 

Lívia Sousa
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock