Ultima atualização 16 de novembro

Investir o 13º salário em previdência é planejar-se a longo prazo

Especialista explica que aporte de final de ano pode ser fundamental para garantir melhores condições financeiras no futuro

previdencia

O 13º salário pode ser uma importante ferramenta para o planejamento tributário e financeiro de longo prazo. Destinando o montante para um plano de previdência complementar, o contribuinte poderá usufruir do benefício fiscal na Declaração de Imposto de Renda em 2017, com um aporte que fará a diferença na sua qualidade de vida em alguns anos, desde que não sejam efetuados resgates no decorrer do período do plano.

Preservar o montante é a alternativa ideal para quem pretende repensar seu planejamento financeiro ou contar com um aporte extra que servirá de incentivo para os planos a serem realizados em 2017.

“Mesmo sendo de longo prazo, um plano de previdência deveria ser revisto anualmente. Com um acompanhamento constante, o cliente poderá verificar se a opção escolhida apresenta os rendimentos compatíveis com o mercado e se o valor aplicado por mês precisa ser ajustado a sua nova realidade”, diz Maristela Gorayb, diretora de Previdência e Vida Resgatável na Mapfre.

PGBL

Investir o 13º salário em um plano de previdência poderá ser ainda mais vantajoso se a opção escolhida for um PGBL. O valor aplicado na previdência complementar no momento do aporte, ou no ano de investimento, é abatido do Imposto de Renda.

Esse benefício tem limite de até 12% da renda bruta anual. Dessa maneira, o Imposto de Renda é cobrado apenas na realização do saque ou quando o contribuinte começa a receber a renda mensal da aposentadoria e em conformidade com o Regime de Tributação escolhido pelo participante do plano de previdência complementar.

“O rendimento ocorrerá sobre uma base maior de dinheiro, aumentando o saldo acumulado ao longo do tempo”, explica Maristela.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock