Ultima atualização 09 de novembro

Facebook proíbe avaliação de risco de segurados utilizando a rede social

Seguradora pretendia oferecer descontos em seguros de automóvel aos bem avaliados. Facebook afirma que a ação vai contra suas políticas de privacidade

facebook

O Facebook bloqueou a iniciativa da seguradora inglesa Admiral de ranquear seus clientes de seguro de automóvel baseada no perfil dos mesmos na rede social.

A gigante de tecnologia afirmou que a ação da seguradora, que utilizaria um aplicativo chamado Firstcarquote, vai contra as políticas de privacidade da empresa. A Admiral pretendia utilizar os posts e as curtidas dos usuários no Facerbook para fazer a avaliação de risco dos mesmos, oferecendo descontos àqueles que pareciam dirigir de forma mais segura.

Entre os critérios para a avaliação de risco também estavam o tamanho das sentenças dos textos, o uso de listas e a combinação de encontros com os amigos em determinados locais e horários. O uso constante de pontos de exclamação, bem como de expressões como “sempre” e “nunca”, ao invés de “talvez”, também seriam avaliados negativamente.

De acordo com o chefe de desenvolvedor do aplicativo, Yossi Borenstein, o algorítimo utilizado faria uma busca por correlações entre informações na rede social e registro de sinistro.

“Nossas análises não seriam baseadas em qualquer modelo específico, mas sim em milhares de diferentes combinações de curtidas, palavras e frases, sendo constantemente refinadas de acordo com novas evidências obtidas das informações. Assim, nossos cálculos refletiriam o comportamento genérico dos motoristas e o quão previsíveis eles são ”, afirmou Borenstein.

Infelizmente, para a Admiral, a ideia teve vida curta. Lançado em 2 de novembro, foi bloqueado no mesmo dia. Por outro lado, a reação do Facebook foi saudado por ativistas sociais como Jim Killock, da “Open Rights Group”, que viu na iniciativa da seguradora um risco de discriminação a certos grupos baseado em raça, religião e preferência sexual, além de poder gerar um comportamento de auto-censura dos usuários do Facebook, em antecipação a decisões futuras.

Fontes: The Guardian e Telegraph, via FenSeg

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO