Ultima atualização 10 de outubro

5 riscos provocados pelo aquecimento dos oceanos

Financiado pela XL Catlin, estudo explica o aquecimento dos oceanos e mostra que o aquecimento dos oceanos já está afetando pessoas em todo o mundo

oceano

Pela primeira vez um relatório sobre o aquecimento dos mares deixa clara a dimensão do “risco oceano”. Financiado pela (re) seguradora global XL Catlin, o estudo Explicando o aquecimento dos oceanos: causas, escala, efeitos e consequências, da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), mostra que o aquecimento dos oceanos já está afetando pessoas em todo o mundo. Impactos significativamente maiores devem vir no futuro. Ele foi compilado por 80 cientistas de 12 países e descreve o fenômeno como “um dos maiores desafios escondidos da nossa geração”.

“A magnitude dos impactos descritos neste relatório destaca a necessidade de rever os riscos associados com a evolução do estado do mar. É um poderoso grito de alerta sobre os riscos colocados pelo aquecimento dos oceanos”, declarou Mike Maran, Chief Science Officer da XL Catlin.  “Há muito mais que a indústria de seguros precisa fazer para compreender o risco dos oceanos. É preciso saber que está acontecendo com sua saúde, quais são os riscos que isso representa para os nossos clientes. Sabermos em todos os setores como podemos ajudar a enfrentar esses desafios “.

O ‘Risco Oceano’ descreve os potenciais impactos que estas mudanças podem ter sobre as empresas, a sociedade e os ecossistemas ao redor do globo. De acordo com esta revisão científica, mudanças fundamentais para a química e a física do oceano e para a riqueza de vida que ele sustenta já são evidentes. A segurança alimentar e a saúde humana sob ameaça, juntamente com os perigos de eventos climáticos mais extremos.

O relatório também identifica outras mudanças para a saúde do oceano, incluindo acidificação e de-oxigenação que irá impactar todos os níveis da vida marinha, do menor plâncton aos mamíferos. Esses impactos incluem:

 

  • Comunidades costeiras em maior risco de inundação, de tempestades tropicais mais intensas e do aumento do nível do mar.

 

  • Segurança alimentar

    Comprometida pelo deslocamento e pela depauperação das populações de peixes, safras de pesca marítima do Sudeste Asiático devem cair entre 10% e 30% em 2050. Análise é feita em relação ao período de 1970-2000. A distribuição das espécies de peixes mudará dentro do cenário das altas emissões de gases de efeito estufa que teremos se os padrões energéticos e produtivos permanecerem como estão atualmente.

 

  • Redução da produtividade agrícola

    Regiões-chave que serão afetadas. Isso inclui a América do Norte e o sub-continente indiano. Cenário será causado pelo aumento das chuvas em latitudes médias e mais padrões de seca em zonas sub-tropicais.

 

  • Saúde humana

    Ameaça é da propagação de vírus. Doenças e patógenos transmitidos pelo oceano mais quente e passadas para os humanos diretamente ou através da cadeia alimentar. Estes incluem as bactérias que causam cólera e a doença neurológica ciguatera.

 

  • Custo

    Das mudanças nos oceanos em constante ascensão. Todos os impactos negativos terão um custo. Como exemplo, a perda para o turismo do recente e generalizado branqueamento dos corais é calculado em US$ 23 bilhões. O custo em 2100 da perda dos recifes de coral pode chegar a US$ 1 trilhão por ano.

Entre as recomendações destacadas no relatório está uma chamada para priorizar o fechamento das lacunas no conhecimento científico sobre os impactos do aquecimento do oceano. Esses impactos já são evidentes, prevalentes e devem alterar o nosso modo de vida.

Entre as ações recomendadas para serem tomadas está um corte contínuo das emissões de gases de efeito estufa e um afastamento das tentativas para proteger a biodiversidade em prol de uma gestão mais ativa e até mesmo da restauração da biodiversidade e dos ecossistemas.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO